PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FADJA JAIRLES VIEIRA CARDOSO

DISCENTE: FADJA JAIRLES VIEIRA CARDOSO
DATA: 30/03/2023
LOCAL: CCHLA, Bloco C, 2º Andar, Sala 1
TÍTULO: As Dimensões Sexualidade e Realização na Escolha do Parceiro: Correlatos Pessoais e Sociais
PALAVRAS-CHAVES: Parceiro; valores humanos; traços de personalidade; história de vida.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: Esta dissertação reuniu três estudos com o fim de conhecer fatores associados com a escolha de parceiro(a) heterossexual, considerando como dimensões principais realização e sexualidade, incluindo pessoas com 18 ou mais anos de idade (N = 691). Todas foram amostras de conveniência, participando pessoas que, convidadas, aceitaram colaborar nos estudos voluntária e anonimamente. O primeiro estudo procurou conhecer em que medida a escolha de atributos de realização e sexualidade estão associados com valores humanos, traços luminosos e sombrios de personalidade e histórias de vida, elaborando um modelo explicativo a respeito. Participaram 387 pessoas de João Pessoa (PB), as quais responderam a Escala de Atributos de Parceiro (EAP), o Questionário dos Valores Básicos (QVB), o Mini-K (M-K), a Dark Triad Dirty Dozen (DTDD) e o Inventário de Personalidade Pró-social (PSPI+), além de perguntas demográficas. Os achados indicaram que o atributo ideal de realização foi explicado por história de vida lenta, valor de existência e traço narcisista de personalidade; no caso atributo ideal de sexualidade, o valor experimentação substituiu o de existência. Neste sentido, os modelos explicativos foram similares, mostrando a importância da estratégia de vida, dos valores humanos e do traço de narcisismo para explicar o atributo ideal do parceiro. O segundo estudo teve como propósito testar o modelo explicativo elaborado no estudo prévio, considerando uma cidade do interior do Estado da Paraíba, refletindo um contexto de escassez econômica e baixo desenvolvimento humano. Participaram 200 pessoas residentes em Santa Inês, as quais responderão os mesmos instrumentos listados previamente. Neste estudo se confirmou a importância da estratégia de vida lenta, dos valores existência (atributo ideal realização) e experimentação (atributo ideal de sexualidade), porém o traço de personalidade mais importante foi a gratidão, que explicou os dois atributos. No modelo explicativo a estratégia de vida, que antes influenciava diretamente os atributos ideais do parceiro, passou a fazer principalmente por meio da gratidão. Por fim, o terceiro estudo procurou testar se o modelo explicativo da escolha de parceiro, desenvolvido no Estudo 1 e aprimorado no Estudo 2, funcionaria quando empregada uma medida implícita de atributos de parceiro. Participaram deste estudo 104 pessoas de uma universidade pública em João Pessoa (PB), que responderam, além dos instrumentos prévios (EAP, QVB, M-K, DTDD e PSPI+), a versão computadorizada do teste de associação implícita de atributos desejáveis (i.e., TAI Realização-Sexualidade). Os resultados indicaram que apenas gratidão se correlacionou com o escore D (medida implícita); quando consideradas as medidas explícitas separadamente, unicamente o valor realização explicou o atributo ideal de realização, enquanto que ao considerar o atributo ideal de sexualidade apenas o traço perdão explicou este atributo. Concluindo, os três estudos permitiram ter uma visão geral sobre a escolha de parceiro, mostrando a importância de fatores pessoais e sociais para sua explicação. Estes achados foram discutidos com base na literatura sobre o tema, apontando potenciais limitações dos estudos e direções futuras.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA