PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: EMANUELLE PEREIRA SOBRINHO

DISCENTE: EMANUELLE PEREIRA SOBRINHO
DATA: 29/03/2023
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: FATORES PSICOSOCIAIS RELACIONADOS A QUALIDADE DE VIDA E DEPRESSÃO NA INFÂNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Depressão, Crianças, Representações sociais.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: A depressão infantil é um transtorno do humor, plurifacetado que engloba aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Esses aspectos vão além da sensação da tristeza normal e temporária, é uma perturbação orgânica que envolve várias variáveis. Nesse contexto, buscou-se estudar a temática através da Teoria das Representações Sociais (TRS), que possibilitou acessar a rede de interpretações e significados, compartilhada pelos atores sociais, construindo um conhecimento prático e compartilhado sobre a temática. Neste sentido, a seguinte dissertação objetivou caracterizar aspectos sociais da sintomatologia da depressão no contexto escolar. Estruturalmente, dividiu-se em duas partes, a primeira constituida pelo capitulo teórico e a segunda composta por dois estudos. No primeiro estudo, realizou a contextualização do objeto de estudo. Os outros dois estudos empíricos, foram norteados pela TRS. O primeiro estudo empírico, analisou as Representações Sociais (RS) dos atores sociais, baseado em três palavras evocadas (depressão, pessoa deprimida e eu mesmo). Participaram 120 estudantes, entre 8 a 12 anos,de instituições privadas de Campina Grande-PB. Os participantes responderam ao Questionário Sociodemográfico e a Técnica de Associação Livre de Palavras. Os dados foram processados pelo SPSS (versão 21) e TriDeux-Mots e interpretados pela Análise Fatorial de Correspondência. Observou-se que a depressão traz implicações na vida social dos atores sociais, assim como, em sua qualidade de vida e percepções de si. O segundo estudo empírico, objetivou conhecer as RS sobre a depressão, elaboradas por infantis. Participaram 30 estudantes, entre 8 a 12anos, regularmente matriculados no ensino fundamental. Responderam ao questionário sóciodemográfico e a entrevista semiestruturada. Os dados foram processados pelo SPSS (versão 21) e software Alceste e Iramuteq, e analisados pela CHD, Nuvem de Palavras. Emergiram dois eixos principais de sentidos: “Autopercepção e as relações sociais” e “Depressão como uma doença psicológica. Neles a maternidade foi marcada pela perda dos laços psicossociais entre mãe-filho. Ser mãe foi objetivada como sinônimo de sofrimento, incerteza e culpa pela ausência nos cuidados maternos e separação dos filhos e familiares. De tal maneira, as representações compartilhadas e elaboradas pelos estudantes, na construção de significados do quadro depressivo podem subsidiar o desenvolvimento de práticas preventivas no contexto escolar.
Externo à Instituição - FABRYCIANNE GOLNCALVES COSTA
Interno - 3303515 - JAQUELINE GOMES CAVALCANTI SA