PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABEL CAVALCANTI BARROS LAMENHA PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABEL CAVALCANTI BARROS LAMENHA PINTO
DATA: 28/04/2023
LOCAL: https://meet.google.com/rhr-qpbo-bta
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES E ALUNOS UNIVERSITÁRIOS ACERCA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Remoto Emergencial. Professores. Alunos. Ensino Superior. Representações Sociais.
RESUMO: O ensino remoto emergencial é uma modalidade de ensino que foi implantada pelas instituições de educação no mundo todo, em resposta à pandemia de Covid-19, para continuidade das atividades de ensino e aprendizagem. Nessa conjuntura, buscou-se o aporte teórico da Teoria das Representações Sociais - TRS, para explicar como professores e alunos universitários aprenderam conhecimento sobre o entorno social, além dos impactos que afetaram a maneira como as pessoas pensaram, agiram e se relacionaram durante o ensino remoto. O objetivo do estudo foi conhecer os significados e sentidos dos professores e alunos universitários sobre o ensino remoto emergencial no contexto da Covid-19. A tese foi dividida em duas partes uma teórica e outra composta de estudos empíricos. Na primeira parte, encontra-se a apresentação, seguida de dois capítulos teóricos. O primeiro capítulo intitulado, contextualização do objeto de estudo e o segundo voltado para o aporte teórico das representações sociais. A segunda parte contém três estudos empíricos sobre a temática. No primeiro estudo, intitulado, Ensino remoto emergencial: representações sociais para professores e aluno universitários na pandemia de Covid-19, objetivou apreender as representações sociais elaboradas por estes participantes acerca do ensino remoto emergencial. A amostra do estudo foi composta de 147 professores e 130 estudantes universitários que responderam à Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP, pelos estímulos indutores, ensino remoto e ensino híbrido, além do questionário sociodemográfico. Contou-se com o auxílio do software SPSS (versão 21.0) e da Análise Fatorial de Correspondência por meio do Tri-Deux-Mots para análise dos dados. Os resultados para ensino remoto apontaram que professores, emergiram manifestações avaliativo-valorativas de acordo com o caráter emergencial do fenômeno e a dimensão afetivo-comportamental, pelo enfrentamento do novo. No estímulo híbrido além das ancoragens anteriores, emergiram manifestações também na esfera sociocultural, relativas à inovação tecnológica e metodológica. Os alunos ancoraram o ensino remoto também de forma avaliativo-valorativa e afetivo-comportamental, assim como no ensino híbrido trouxeram repercussões para o processo de ensino-aprendizagem. O estudo dois, intitulado, o que pensam professores e alunos universitários pós-ensino remoto: uma análise psicossociológica, objetivou conhecer as representações sociais elaboradas pelos mesmos participantes, contudo a análise dos dados ocorreu no software Alceste, pela técnica da Classificação Hierárquica Descendente - CDH. Os resultados apontaram que professores e alunos desenvolveram estratégias de adaptação, ancoradas, na esfera psicossocial, construindo as objetivações nos termos necessidade e manutenção do ensino. Quanto aos elementos, futuro e híbrido, a ancoragem ocorreu numa esfera macroestrutural. Os alunos perceberam as aulas remotas numa esfera tecnológica e ambivalente, objetivando tanto para dificuldades de usabilidade e ferramentas digitais quanto pela novidade da modalidade. O estudo três, intitulado Satisfação acadêmica de estudantes universitários durante o ensino remoto emergencial, objetivou mensurar a satisfação de alunos durante a experiência com o ensino remoto, por meio da Escala de Satisfação Acadêmica de Universitários - ESAU. Foram estudados 208 universitários de instituições de ensino superior privadas, no estado da Paraíba - PB. Os resultados revelaram um equilíbrio entre os escores gerais de satisfação e insatisfação entre os estudantes. Os menores níveis de insatisfação estiveram relacionados as percepções do ambiente pedagógico, as percepções afetivas e da autoestima. Os níveis mais altos foram identificados na percepção do ambiente físico. Recomenda-se, que instituições de ensino, considerem os incidentes insatisfatórios, para melhorar o processo educacional, quando porventura, adotarem em seus programas metodologias online ou híbridas. Ademais, o ensino remoto foi uma estratégia emergencial e temporária, e surgiram a necessidade de organização didático-metodológica para superar as dificuldades enfrentadas ao longo do processo, quando emergem elementos que estão próximos e/ou concomitantemente presente em ambos os participantes, tais como desafio, dificuldade, adaptação, necessidade. Além disso, é preciso fortalecer o apoio aos docentes e alunos, sobretudo na questão psicossocial e tecnológica, para que possam incrementar os ganhos obtidos ao longo do processo, tais quais revelados pelos elementos importante, flexibilidade, prático e novo. Ademais, acredita-se que os resultados desta tese, possam contribuir também para a concretização da modalidade híbrida, apontada em todos os estudos como experiência positiva pelos professores e alunos, e emerge como uma inovação para no futuro ser amplamente consolidada nas Instituições de ensino superior como oferta de ensino, garantindo mais flexibilidade curricular e oportunidades de aprendizagens diferenciadas pelo uso de recursos e ferramentas tecnológicas.
Presidente - 332067 - MARIA DA PENHA DE LIMA COUTINHO
Interno - 3303515 - JAQUELINE GOMES CAVALCANTI SA