PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAIRTON COSTA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAIRTON COSTA FILHO
DATA: 27/04/2023
LOCAL: https://meet.google.com/rhr-qpbo-bta
TÍTULO: O IMPACTO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR NA QUALIDADE DE VIDA EM UNIVERSITÁRIOS DE ODONTOLOGIA: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Disfunção temporomandibular; Qualidade de vida; Representações sociais.
RESUMO: A disfunção temporomandibular (DTM) refere-se às condições que afetam a articulação temporomandibular (ATM) e/ou a musculatura envolvida no processo mastigatório. Sua etiologia é de caráter multifatorial, controversa e ainda não totalmente compreendida. Indivíduos com DTM apresentam várias alterações causadas por forças excessivas, hábitos parafuncionais, processos inflamatórios, alterações morfológicas degenerativas, processos infecciosos, fatores genéticos, psicológicos e anatômicos. Nesse contexto, buscou-se estudar a temática através da Teoria das Representações Sociais (TRS), que possibilitou acessar a rede de sentidos e significados, compartilhada pelos universitários de odontologia, construindo um conhecimento prático e multifacetado sobre a temática. Nesse direcionamento, a seguinte tese objetivou apreender as representações sociais dos universitários de odontologia acerca da disfunção temporomandibular, tomando por base a Teoria das Representações Sociais e aportes históricos conceituais acerca da disfunção temporomandibular. Estruturalmente, dividiu-se em duas partes, a primeira constituída pelos capítulos teóricos e a segunda composta por quatro artigos. No primeiro artigo, realizou-se uma revisão da produção científica subsidiada pela Teoria das Representações Sociais (TRS), acerca da Qualidade de Vida e da Disfunção Temporomandibular. A amostra foi constituída por 11 artigos, analisados pela Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e da Análise de Similitude, através do Iramuteq. Os resultados indicaram os aspectos psicossociais representativos do adoecer. A dor foi o elemento figurativo da objetivação, tendo como ancoragem os fatores psicoemocionais. caráter recente das produções acerca da temática, com foco principal nas questões da saúde. Os outros três estudos, empíricos, foram norteados pela TRS. O primeiro estudo empírico, analisou apreender as Representações Sociais (RS) dos universitários de Odontologia sobre a disfunção temporomandibular. Participaram do estudo 352 discentes de Odontologia com idades entre 18 a 35 anos (M= 55,68; DP= 11,6), que responderam a um questionário biossociodemográfico e à entrevista em profundidade. O material coletado constituiu um corpus textual, que foi submetido às análises de Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e de Similitude, por meio dos softwares ALCESTE e IRAMUTEQ, os dados sociodemográficos por meio do SPSS (versão 21), além de ter processado no e analisados por meio da estatística descritiva e análise lexical. Observou-se que os participantes apontaram em suas representações sociais, os conhecimentos acerca da disfunção temporomandibular, destacando o diagnóstico, e. tratamento, também, estiveram ancoradas em fatores fisiológicos e emocionais, os quais foram permeados por emoções de cunho negativo. Os participantes ratificaram noções de responsabilidades, voltadas para consequências da doença, como é o caso da manutenção diária de tratamento paliativo, compreendendo que se trata de uma doença crônica, que precisa ser convivida, por não ter cura. Os resultados apontam para a importância de uma abordagem interdisciplinar que enfoque o suporte psicossociológico, voltado para a elaboração de estratégias que possam ser adotadas frente ao controle e cuidado da disfunção temporomandibular. O segundo estudo empírico, objetivou conhecer as RS sobre um olhar psicossociológico da disfunção temporomandibular sobre a ótica dos discentes de odontologia. Os dados foram processados pelo SPSS (versão 21) e software Tri-deux-mots. O terceiro e quarto estudo empírico, objetivou conhecer a qualidade de vida e estresse percebido no contexto da disfunção temporomandibular. Destacando a importância do conhecimento do assunto acerca do impacto da disfunção temporomandibular na qualidade de vida por parte dos discentes de odontologia. Destaca-se que as RS sobre o impacto da disfunção temporomandibular na qualidade de vida em universitários de odontologia adquiriram diferentes facetas Portanto, espera-se que os resultados discutidos através da pesquisa e à luz da literatura, levantem as possíveis limitações potenciais do estudo, apontando a sua aplicabilidade e sugerindo os desdobramentos de futuras pesquisas e intervenções.
Presidente - 332067 - MARIA DA PENHA DE LIMA COUTINHO
Interno - 3303515 - JAQUELINE GOMES CAVALCANTI SA