PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIZANDRA MONTEIRO CIRAULO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIZANDRA MONTEIRO CIRAULO
DATA: 02/05/2023
LOCAL: Google Meeting
TÍTULO: Trabalho, Subjetividade e Gênero: o caso das entregadoras de aplicativos em João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Precarização do trabalho, Trabalho por aplicativos, Entregadoras.
RESUMO: O presente estudo surgiu como um desejo dessa pesquisadora de aprofundamento na área de psicologia do trabalho, especificamente sobre as questões de gênero que permeiam o mundo do labor. Neste sentido, a categoria profissional escolhida foi a de mulheres que trabalham como entregadoras por meio de aplicativo de delivery. Visto que este processo de globalização, expansão de mercados informais e uso da tecnologia contribuem para a precarização da mão de obra feminina e, também, para a inviabilização e falta de prestígio social (Soares, Araújo e Pereira, 2021). Foi realizada revisão da literatura, a qual busca contextualizar, de forma breve, a emergência do trabalho por plataforma. E todo o estudo está embasado na Psicodinâmica do trabalho e na Divisão Sexual do trabalho. A pesquisa tem como objetivo analisar a relação trabalho, subjetividade e gênero na atividade de entregadoras por aplicativo de delivery da cidade de João Pessoa. Para isto, a pesquisa configura um estudo qualitativo, composta por uma entrevista semiestruturada. Para a análise de dados foi utilizado como base a análise de conteúdo proposta por Laville & Dionne (1999).
Presidente - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO
Interno - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA