PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MATHEUS HENRIQUE CARDOSO DA SILVA

DISCENTE: MATHEUS HENRIQUE CARDOSO DA SILVA
DATA: 15/05/2023
LOCAL: on_line
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A TRANSEXUALIDADE PARA UNIVERSITÁRIOS: DA PATOLOGIZAÇÃO À DIVERSIDADE SEXUAL
PALAVRAS-CHAVES: Transexualidade, Gênero, Representação social, Preconceito
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: A transexualidade trata-se de um tema relevante para os estudos de psicologia por se tratar de um assunto atual que necessita de um olhar voltado para o reconhecimento e afirmação dessa identidade de gênero. Entende-se que a transexualidade se caracteriza a partir do campo da diversidade sexual e de gênero, contudo, por muito tempo esteve presente nos principais manuais diagnósticos e classificatórios de saúde, sendo tratada como um transtorno mental. Entende-se, portanto, a patologização das identidades transexuais como uma manifestação do preconceito contra essa população. Assim, objetivou-se analisar as representações sociais que estudantes universitários têm acerca da transexualidade considerando os níveis de preconceito identificados por este grupo. Foi utilizado como aporte teórico para este estudo, a Teoria das Representações Sociais, que possibilita o reconhecimento da dimensão subjetiva dos indivíduos, bem como seus aspectos cognitivos, que por sua vez, interferem nas atitudes, práticas sociais e condutas acerca do objeto representado. Consiste em uma pesquisa de caráter descritivo e de abordagem mista, aplicada de forma online com estudantes de instituições universitárias públicas e privadas do Brasil, com um total de 200 participantes, que apresentaram uma média de idade de 26 anos (DP= 8,88) e uma faixa etária predominante de 18 a 23 anos, residentes, em sua maioria, na região Nordeste do Brasil, identificados em sua grande parte como mulheres cisgênero. Além disso, a maioria reconhece sua sexualidade como heterossexual. A área de conhecimento mais predominante entre os participantes é a de Humanas, sendo grande parte, estudantes universitários de instituições públicas cursando entre o 7º e o 10º período da graduação. Os instrumentos utilizados foram: Questionário sociodemográfico, analisado através do cálculo de frequência simples; a Técnica de Associação Livre de Palavras, analisada com o auxílio do programa Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ); a Escala de Preconceito Contra Diversidade Sexual e de Gênero Revisada (EPDSG-R); e as questões fechadas acerca da transexualidade, analisados através de estatísticas descritivas e inferenciais por meio do SPSS. Além disso, foram também utilizadas questões abertas que foram analisadas através de uma Análise Temático-Categorial de Bardin. Os Resultados da EPDSG-R indicaram níveis baixos de preconceito contra a transexualidade pelos participantes do estudo, com uma variante entre 1,27 e 1,63, e desvio padrão variante entre 0,605 e 1,143. Constatou-se que os estudantes que participaram deste estudo, em sua maioria, apreendem o fenômeno com um olhar favorável às identidades transexuais, direcionando-se ao reconhecimento da identidade de gênero. Além disso, destaca-se a sensibilidade dos participantes acerca da realidade das pessoas transexuais quando, por exemplo, são capazes de identificar os obstáculos que são enfrentados por essa comunidade e também quando afirmam que existe preconceito advindo da sociedade e sofrido por esse grupo e mencionam as repercussões dessas dificuldades na vida socioemocional do indivíduo transexual. Diante dos resultados encontrados, considera-se a importância das mudanças sociais em nossa sociedade e o encorajamento dos espaços de representatividade para as pessoas transexuais como um fator relevante na construção de representações sociais para os indivíduos. Acredita-se que os dados deste estudo possam contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficientes no campo da saúde mental e no acesso à cidadania pela população transexual, além da ampliação dos espaços de representatividade, de modo a promover a visibilidade desse grupo. Destaca-se também a necessidade de criação e manutenção de políticas públicas que enfatizem a garantia de direitos por esta população, a fim de remediar os danos psicossociais causados a esta comunidade.
Presidente - 1285229 - SILVANA CARNEIRO MACIEL
Interno - 1519736 - TATIANA DE LUCENA TORRES