PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CLAUDIA LUCIENE DE MELO SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA LUCIENE DE MELO SILVA
DATA: 30/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões - CCHLA
TÍTULO: Atuação da(o) psicóloga(o) escolar em equipe de especialistas: um estudo na rede municipal de ensino de João Pessoa-PB
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia escolar, equipe de especialistas, desenvolvimento humano adulto, formação e atuação profissional
PÁGINAS: 247
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESPECIALIDADE: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento
RESUMO: A presente tese aborda a atuação do psicólogo escolar em equipe de especialistas de escolas públicas do município de João Pessoa (PB) e defende que o psicólogo escolar pode colaborar com ações promotoras do desenvolvimento e da aprendizagem junto aos diversos atores que constituem a comunidade escolar. Tem como objetivo conhecer e analisar concepções da equipe de especialistas da rede pública municipal de João Pessoa-PB sobre o trabalho de psicólogas(os) escolares e suas respectivas ações junto à referida equipe e ao coletivo escolar. Defende-se como tese que a atuação de psicólogos escolares em equipe de especialistas possui especificidades que devem ser compreendidas pela própria equipe e pelo coletivo escolar para facilitar uma atuação focada nas demandas institucionais e nos processos de aprendizado e desenvolvimento. Para tanto foi realizado um levantamento sociodemográfico, com 62 psicólogas(os) escolares que atuam no Ensino Fundamental I, II, e na EJA, a partir de um questionário online (google forms), uma entrevista semiestruturada com 44 profissionais, sendo 14 psicólogas, oito assistentes sociais e 22 pedagogas(os), e entrevistas reflexivas com três psicólogas que tinham respondido aos dois instrumentos já citados. Os resultados indicaram que a maioria dos profissionais não possuíam estágio supervisionado na área da Psicologia Escolar, que indicou ter impacto na atuação no contexto educativo, dada a importância da relação entre o perfil de formação profissional e a atuação na equipe. Os dados levantados nos dois tipos de entrevista demonstraram a necessária demarcação do papel do psicólogo escolar para uma prática coerente com a literatura do campo da Psicologia Escolar Educacional que respalde uma atuação no contexto educacional e, principalmente, na atuação como membro de uma equipe de especialistas. Verificou-se no relato das psicólogas entrevistadas que as(os) especialistas ainda esperam dos psicólogos uma atuação tradicional, pautada em uma perspectiva clínica, com foco no aluno. Que muitas são as ações que desenvolvem, com objetivos diversos, o que ressalta ainda mais a necessidade dessa delimitação. Os resultados também indicaram que, dentre as psicólogas, a equipe de especialistas não havia sido considerada como objeto de intervenção de sua prática, no sentido de colaborar com o seu desenvolvimento, o que se considerou importante aspecto a ser alvo de maior reflexão entre as profissionais. Já as demais especialistas (assistentes sociais e pedagogos) em sua análise sobre o trabalho em equipe apontaram dificuldades, críticas, queixas, objetivos e potencialidades que caracterizam a atuação nesse formato, demonstrando a existência de questões que podem ser foco de atuação do psicólogo escolar, para contribuir com o desenvolvimento da equipe de especialistas. Os referidos dados endossam a necessidade de o psicólogo escolar realizar uma prática que busque promover reflexões sobre as diversas questões que envolvem a equipe de especialistas com propósito de colaborar com o fortalecimento e desenvolvimento destas. Mas, para antes disto, defendemos que é possível e faz parte da atuação destes profissionais realizar as referidas intervenções, tanto pelo que é atribuído nos documentos técnicos para atuação do psicólogo quanto pelo embasamento teórico e metodológico da área da Psicologia Escolar e Educacional. Vislumbra-se que os resultados da presente pesquisa e as reflexões dela extraídas possam contribuir com novas proposições de estudos que explorem as potencialidades e peculiares do trabalho do psicólogo em equipe multiprofissional e suas variadas possibilidades de intervenção com a comunidade escolar. Sobretudo, afirma-se como premente, o constante debate e ações efetivas voltadas à demarcação da função do psicólogo escolar no espaço educativo, pelos desafios que se impõem a partir da Lei 13.935/2019 que regulamentou a presença de psicólogas(os) e assistentes sociais em instituições públicas de educação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo à Instituição - LUCIVANDA CAVALCANTE BORGES DE SOUSA
Externo à Instituição - MARIA LIGIA DE AQUINO GOUVEIA