PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JAIRTON COSTA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAIRTON COSTA FILHO
DATA: 30/05/2023
LOCAL: https://meet.google.com/dcv-iskv-ubq
TÍTULO: A DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO CONTEXTO DA ODONTOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Disfunção temporomandibular; Qualidade de vida; Representações sociais.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: A disfunção temporomandibular (DTM) refere-se às condições que afetam a articulação temporomandibular (ATM) e/ou a musculatura envolvida no processo mastigatório. Sua etiologia é de caráter multifatorial, controversa e ainda não totalmente compreendida. Indivíduos com DTM apresentam várias alterações causadas por forças excessivas, hábitos parafuncionais, processos inflamatórios, alterações morfológicas degenerativas, processos infecciosos, fatores genéticos, psicológicos e anatômicos. Nesse contexto, buscou-se estudar a temática através da Teoria das Representações Sociais (TRS), que possibilitou acessar a rede de sentidos e significados, compartilhada pelos universitários de odontologia. Especificamente, identificar a produção científica subsidiada pela Teoria das Representações Sociais (TRS), acerca da Qualidade de Vida e da Disfunção Temporomandibular; identificar o perfil sociodemográfico dos participantes da pesquisa; analisar a disfunção temporomandibular sobre a ótica psicossocial dos discentes de Odontologia e apreender as ancoragens da disfunção temporomandibular elaboradas por discentes de Odontologia. Estruturalmente, esta tese foi dividida em duas partes, a primeira constituída pelos capítulos teóricos e a segunda composta por três artigos. No primeiro artigo, realizou-se uma revisão sistemática subsidiada pela Teoria das Representações Sociais (TRS), acerca da Qualidade de Vida e da Disfunção Temporomandibular. A amostra foi constituída por 11 artigos, que foram processados pelo software Iramuteq e analisados pela Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e de Similitude. Os resultados indicaram os aspectos psicossociais representativos do adoecer, a exemplo, do desconforto e crepitação na região da ATM, cefaleia, rigidez, dificuldade para abrir a boca sem despertar dor. Dentre esses elementos a dor foi considerado o elemento figurativo da objetivação, tendo como ancoragem os fatores sócio psicológicos e físico orgânico. Os outros dois estudos, foram empíricos, norteados pela TRS. O primeiro estudo empírico, objetivou analisar a disfunção temporomandibular sobre a ótica psicossocial pelos discentes de Odontologia. Participaram deste estudo 151 discentes de Odontologia com idades entre 18 a 35 anos (M= 25,68; DP= 11,6), que responderam a um questionário biossociodemográfico e à entrevista em profundidade. O material coletado constituiu um corpus textual, que foram processados pelos softwares ALCESTE, IRAMUTEQ e SPSS (versão 21). Os conteúdos advindos dos softwares foram analisados pela Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e de Similitude. e por meio da estatística descritiva. Observou-se que os participantes apontaram em suas representações sociais, os conhecimentos acerca da disfunção temporomandibular, destacando o diagnóstico, e. tratamento, também, estiveram ancoradas em fatores fisiológicos e psicológicos, os quais foram permeados por emoções de cunho negativo (estresse, ansiedade). Os participantes ratificaram noções de responsabilidades, voltadas para consequências da doença, como é o caso da manutenção diária de tratamento paliativo, compreendendo que se trata de uma doença crônica. Os resultados apontaram para a importância de uma abordagem interdisciplinar que enfoque o suporte psicossociológico, voltado para a elaboração de estratégias que possam ser adotadas frente ao controle e cuidado da disfunção temporomandibular. O segundo estudo empírico, contou com a participação de 151 discentes de Odontologia, com idade entre 18 e 35 anos (M= 25,68; DP= 11,6) o mesmo objetivou conhecer as RS da disfunção temporomandibular sobre a ótica dos discentes de odontologia. Os dados foram processados pelo SPSS (versão 21) e software Tri-deux-mots. Destaca-se que as RS sobre o impacto da disfunção temporomandibular na qualidade de vida em universitários de odontologia adquiriram diferentes facetas, portanto, espera-se que os resultados discutidos através da pesquisa e à luz da literatura, venham contribuir para com os profissionais da área apontando a sua aplicabilidade e sugerindo os desdobramentos de futuras pesquisas e intervenções. Sugere-se a necessidade de ampliação do N amostral, a coleta de dados de forma presencial, bem como, a utilização de outros instrumentos.
Presidente - 332067 - MARIA DA PENHA DE LIMA COUTINHO
Interno - 3303515 - JAQUELINE GOMES CAVALCANTI SA