PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: REBBECA HELLEN ARAUJO LACERDA

DISCENTE: REBBECA HELLEN ARAUJO LACERDA
DATA: 20/06/2023
LOCAL: Plataforma Jitsi Meet
TÍTULO: O CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 E A TRANSIÇÃO DO ENSINO REMOTO PARA O PRESENCIAL: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Pandemia; Psicologia Escolar; Psicologia do Desenvolvimento; Transições de Desenvolvimento
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESPECIALIDADE: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento
RESUMO: A presente dissertação aborda a atuação de professoras e psicólogas escolares da rede pública municipal de João Pessoa-PB durante a pandemia da COVID-19. A pandemia da COVID-19 se apresentou como uma crise no Brasil e em todo mundo, provocando o distanciamento social e consequente fechamento das instituições escolares, tendo um impacto claro na continuidade da educação de crianças. Neste sentido, objetiva-se investigar e analisar práticas de professoras e psicólogas durante a pandemia da COVID-19, e mapear as ações acerca da transição do ensino remoto para o ensino hibrido e presencial. Essa questão foi explorada inicialmente pela explanação do marco teórico de base Histórico-cultural, e argumentos contemporâneos acerca de transições de desenvolvimento. Como parte do estudo foi apresentada e discutida a temática da pandemia da COVID-19, e suas implicações para o contexto escolar, e descrito um levantamento bibliográfico acerca das práticas profissionais da Psicologia Escolar durante a pandemia. Foi realizada uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, contando com uma entrevista semiestruturada aplicada com 22 participantes, sendo 11 professoras e 11 psicólogas escolares de escolas municipais de João Pessoa. Os resultados sociodemográficos indicam que a maioria dos profissionais de psicologia possuíam estágio na área clínica, e que a maioria das psicólogas concluíram sua graduação em instituições públicas de ensino e antes dos anos 2000. Os resultados das análises das entrevistas com as professoras indicam demandas pedagógicas geradas durante a pandemia, ocasionadas pela falta de acesso à tecnologia ou a falta da presença em sala de aula por parte dos estudantes, dificuldade no manejo tecnológico para criação de conteúdo para os alunos ou mesmo dúvidas em como seria esse retorno ao presencial. Contudo, revelam também reformulações práticas para lidar de maneira mais adequada com o retorno ao espaço físico das instituições. Já nas entrevistas com as psicólogas, foram identificadas ações voltadas principalmente para professores, equipe técnica, alunos e famílias. Essas profissionais percebiam esse retorno para o presencial como uma readaptação em curso, ao mesmo tempo referiram o espaço escolar de potência, de readaptações e de garantia de direitos. Reafirma-se a partir da presente pesquisa o papel do psicólogo escolar como um profissional que pode promover a compreensão da realidade e complexidade dos eventos que estão relacionados à pandemia, bem como na adaptação da equipe pedagógica a uma nova prática e ações que valorizem a construção ativa e coletiva.
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA