PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: ERIKA MARQUES DE ALMEIDA LIMA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIKA MARQUES DE ALMEIDA LIMA
DATA: 03/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: on-line
TÍTULO: INTELIGENCIA EMOCIONAL E LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL:um estudo psicossociológico
PALAVRAS-CHAVES: Inteligência emocional, liderança transformacional, representações sociais.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: O desenvolvimento do construto inteligência emocional (IE) emergiu quase que
simultaneamente ao construto de liderança este último no início dos anos 80 e o primeiro
final dos anos 90 do século XX. Após o lançamento do livro intitulado Emotional
intelligence de Goleman o termo foi rapidamente disseminado em diversos segmentos da
sociedade, principalmente nas empresas quando passou-se a utilizar a IE para promover
a melhoria do clima organizacional, associado ao construto de liderança. A IE é conceituada
como a capacidade que as pessoas têm em reconhecer e controlar suas próprias emoções, além
da consciência e a sensibilidade em relação às emoções dos outro. Destarte, a IE foi associada
ao conceito de liderança que passou a ser visto como uma competência do líder em conduzir,
beneficiar a condução, o engajamento e a motivação de um grupo de pessoas. Nesse contexto,
esta tese objetivou estudar os construtos inteligência emocional e a liderança ancorados na
Teoria das Representações Sociais (TRS), uma vez que este aporte teórico/metodológico
possibilita acessar a rede de sentidos e significados, compartilhados por um grupo de
pertença, como também estudá-los por meio dos conceitos teóricos e históricos.
Estruturalmente, esta tese foi desenvolvida em duas partes: a primeira constituída pelos
capítulos teóricos e a segunda pelos estudos de revisão sistemática e empíricos. O primeiro
artigo foi relativo, As conexões entre Inteligência Emocional e Liderança Transformacional:
um estudo de revisão sistemática, que objetivou realizar uma revisão sistemática acerca da
interligação entre inteligência emocional e liderança transformacional. Foram selecionados 6
artigos cujos conteúdos foram processados pelo software ALCESTE, e analisados pela análise
da Classificação Hierárquica Descendente, Após o processamento dos dados pelo Alceste
emergiram três classes temáticas que foram denominadas: (i) Tipos de liderança e
inteligência emocional no contexto da educação, (ii) A liderança transformacional como
fator mediador para aumento da eficácia das equipes, e (iii) Inteligência emocional do líder
como fator significativo para o desempenho dos funcionários no trabalho. Observou-se
também pela literatura pesquisada a escassez de produções cientificas sobre as temáticas em
diferentes continentes e realidades, assim como, a necessidade da aplicação de estudos no
contexto brasileiro. Dessa forma, considera-se a importância de fomentar pesquisas acerca da
inteligência emocional e liderança transformacional, uma vez que estes podem auxiliar no
engajamento, motivação e gestão efetiva das emoções próprias nos diferentes setores, equipes
e empresas. O segundo artigo foi de cunho empírico Inteligência emocional e sua relação
com o conceito de liderança transformacional: um estudo psicossociológico. Este estudo teve
como objetivo estudar os construtos da inteligência emocional com liderança
transformacional a partir do aporte teórico das Representações Sociais. Participaram 101
colaboradores, com idades entre 18 a 55 anos (M=35,47), de uma Instituição de ensino
superior do Estado da Paraíba. Como instrumentos, foram utilizados um questionário
sociodemográfico e uma entrevista semi-estruturada. A produção textual foi processada com o
auxílio do software ALCESTE e analisadas pela Classificação Hierárquica Descendente, os
dados sociodemográficos por meio do SPSS (versão 21). Dos resultados do processamento
das interlocuções dos atores sociais, emergiram três classes temáticas: (i) Conceito de
liderança transformacional, (ii) concepção da inteligência emocional e (iii) contribuições do
líder para a equipe. As falas dos interlocutores apresentaram um perfil de líder participativo,
na intervenção de apoio aos seus liderados, expandir os conceitos estudados para melhor
desenvolvimento pessoal e profissional de cada envolvido. Saber lidar com suas emoções e as
emoções dos outros se torna uma condição sine qua non necessário, não apenas para o líder,
mas também para todos que lidam com relações, seja na esfera pessoal ou profissional.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3303515 - JAQUELINE GOMES CAVALCANTI SA
Externo à Instituição - ALINE ARRUDA DA FONSECA
Externo à Instituição - FABRYCIANNE GOLNCALVES COSTA
Externo à Instituição - MARCIO DE LIMA COUTINHO