PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ERIKA MARQUES DE ALMEIDA LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIKA MARQUES DE ALMEIDA LIMA
DATA: 03/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: on-line
TÍTULO: INTELIGENCIA EMOCIONAL E LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL:um estudo psicossociológico
PALAVRAS-CHAVES: Inteligência emocional, liderança transformacional, representações sociais.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: O desenvolvimento do construto inteligência emocional (IE) emergiu quase que simultaneamente ao construto de liderança este último no início dos anos 80 e o primeiro final dos anos 90 do século XX. Após o lançamento do livro intitulado “Emotional intelligence” de Goleman o termo foi rapidamente disseminado em diversos segmentos da sociedade, principalmente nas empresas quando passou-se a utilizar a IE para promover a melhoria do clima organizacional, associado ao construto de liderança. A IE é conceituada como a capacidade que as pessoas têm em reconhecer e controlar suas próprias emoções, além da consciência e a sensibilidade em relação às emoções dos outro. Destarte, a IE foi associada ao conceito de liderança que passou a ser visto como uma competência do líder em conduzir, beneficiar a condução, o engajamento e a motivação de um grupo de pessoas. Nesse contexto, esta tese objetivou estudar os construtos inteligência emocional e a liderança ancorados na Teoria das Representações Sociais (TRS), uma vez que este aporte teórico/metodológico possibilita acessar a rede de sentidos e significados, compartilhados por um grupo de pertença, como também estudá-los por meio dos conceitos teóricos e históricos. Estruturalmente, esta tese foi desenvolvida em duas partes: a primeira constituída pelos capítulos teóricos e a segunda pelos estudos de revisão sistemática e empíricos. O primeiro artigo foi relativo, “As conexões entre Inteligência Emocional e Liderança Transformacional: um estudo de revisão sistemática”, que objetivou realizar uma revisão sistemática acerca da interligação entre inteligência emocional e liderança transformacional. Foram selecionados 6 artigos cujos conteúdos foram processados pelo software ALCESTE, e analisados pela análise da Classificação Hierárquica Descendente, Após o processamento dos dados pelo Alceste emergiram três classes temáticas que foram denominadas: (i) “Tipos de liderança e inteligência emocional no contexto da educação”, (ii) “A liderança transformacional como fator mediador para aumento da eficácia das equipes”, e (iii) “Inteligência emocional do líder como fator significativo para o desempenho dos funcionários no trabalho”. Observou-se também pela literatura pesquisada a escassez de produções cientificas sobre as temáticas em diferentes continentes e realidades, assim como, a necessidade da aplicação de estudos no contexto brasileiro. Dessa forma, considera-se a importância de fomentar pesquisas acerca da inteligência emocional e liderança transformacional, uma vez que estes podem auxiliar no engajamento, motivação e gestão efetiva das emoções próprias nos diferentes setores, equipes e empresas. O segundo artigo foi de cunho empírico “Inteligência emocional e sua relação com o conceito de liderança transformacional: um estudo psicossociológico”. Este estudo teve como objetivo estudar os construtos da inteligência emocional com liderança transformacional a partir do aporte teórico das Representações Sociais. Participaram 101 colaboradores, com idades entre 18 a 55 anos (M=35,47), de uma Instituição de ensino superior do Estado da Paraíba. Como instrumentos, foram utilizados um questionário sociodemográfico e uma entrevista semi-estruturada. A produção textual foi processada com o auxílio do software ALCESTE e analisadas pela Classificação Hierárquica Descendente, os dados sociodemográficos por meio do SPSS (versão 21). Dos resultados do processamento das interlocuções dos atores sociais, emergiram três classes temáticas: (i) Conceito de liderança transformacional, (ii) concepção da inteligência emocional e (iii) contribuições do líder para a equipe. As falas dos interlocutores apresentaram um perfil de líder participativo, na intervenção de apoio aos seus liderados, expandir os conceitos estudados para melhor desenvolvimento pessoal e profissional de cada envolvido. Saber lidar com suas emoções e as emoções dos outros se torna uma condição sine qua non necessário, não apenas para o líder, mas também para todos que lidam com relações, seja na esfera pessoal ou profissional.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIELE VIEIRA DE LIMA PINTO
Externo à Instituição - FABRYCIANNE GOLNCALVES COSTA
Interno - 3303515 - JAQUELINE GOMES CAVALCANTI SA
Externo à Instituição - MARCIO DE LIMA COUTINHO
Presidente - 332067 - MARIA DA PENHA DE LIMA COUTINHO