PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: CLARISSA MARIA DUBEUX LOPES BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLARISSA MARIA DUBEUX LOPES BARROS
DATA: 22/02/2016
LOCAL: Auditório 411- CCHLA
TÍTULO: O Papel do Preconceito e de Fatores Identitários na Oposição aos Imigrantes Qualificados
PALAVRAS-CHAVES: preconceito; oposição ao imigrante qualificado; identificação patriótica; lusotropicalismo
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: Esta tese teve por objetivo investigar o papel do preconceito e da saliência de fatores identitários na oposição à imigração qualificada. Defendeu-se que a oposição ao imigrante qualificado é afetada por fatores motivacionais e ideológicos. Dentre esses fatores, analisou-se especificamente: a) as atitudes face ao exogrupo, particularmente o preconceito contra o grupo de origem do imigrante e b) as representações sobre o endogrupo, aqui analisadas a partir da identificação patriótica com o próprio país e a ideologia do lusotropicalismo. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se o setting do Programa Mais Médicos, existente no Brasil, e o cenário de contratação de médicos estrangeiros realizado em Portugal. No total foram realizados três artigos, onde distribuíram-se cinco estudos. O primeiro artigo analisou, entre estudantes brasileiros de medicina, como o preconceito contribui para a oposição da contratação de profissional qualificado, neste caso, o médico imigrante. Nossa hipótese foi a de que a oposição à contratação de médicos imigrantes é afetada pelas atitudes face ao exogrupo, por meio do preconceito contra o grupo de origem do imigrante. Para analisá-la, realizamos um estudo experimental no qual manipulamos a origem nacional dos médicos e medimos a oposição à contratação deles. Os resultados indicam que os participantes se opuseram de forma igualitária à contratação de médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos, não havendo diferenças na oposição face a cubanos, espanhóis e portugueses. Em contrapartida, os participantes não se opuseram à contratação de médicos brasileiros, o que reassegura a premissa do favoritismo endogrupal proposta pela Teoria da Identidade Social. O segundo artigo, por meio de dois estudos empíricos, buscou investigar, entre estudantes de cursos das áreas de humanas, exatas e de saúde de uma universidade pública brasileira, o papel do preconceito e da identificação patriótica na relação entre a origem do médico imigrante e a oposição à contratação deste. Os resultados indicaram que apenas os mais preconceituosos se opuseram aos médicos estrangeiros e que a identificação patriótica, em uma dimensão histórica, motivou os participantes a agirem de forma seletiva na oposição à contratação dos médicos. Assim, enquanto nos participantes menos patriotas, o efeito do preconceito na oposição é significativo para os grupos de portugueses, cubanos e brasileiros, nos mais patriotas, o efeito do preconceito na oposição é significativo para os cubanos, espanhóis e portugueses. No terceiro artigo, por meio de dois estudos empíricos, investigou-se a adesão à ideologia do lusotropicalismo e do preconceito na oposição à imigração qualificada em Portugal. Os resultados indicaram que apenas entre os indivíduos preconceituosos houve uma influência da origem do imigrante na oposição à contratação do imigrante qualificado. Os resultados sugerem a possibilidade de o lusotropicalismo ser uma ideologia facilitadora, e não atenuadora, do efeito do preconceito na discriminação, a desfavorecer mais os médicos que não compartilham a representação lusotropicalista, a exceção dos ucranianos. Destarte, as implicações destes resultados devem ser consideradas como o primeiro passo para analisar o papel do preconceito e de fatores identitários na oposição à contratação de imigrantes qualificados.
Presidente - 1742381 - ANA RAQUEL ROSAS TORRES
Interno - 2204608 - CICERO ROBERTO PEREIRA