PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ALINE CARVALHO DE ALMEIDA

DISCENTE: ALINE CARVALHO DE ALMEIDA
DATA: 29/02/2016
LOCAL: Sala Multimídia, Bloco C, CCHLA, Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: SATISFAÇÃO CONJUGAL E VALORES HUMANOS DOS CASAIS DE FAMÍLIAS INTACTAS E RECASADAS
PALAVRAS-CHAVES: Satisfação Conjugal. Valores Humanos. Recasamento.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: A presente dissertação teve como objetivo comparar a satisfação conjugal e os valores humanos de casais de famílias intactas e recasadas. Procurou-se ainda elaborar e reunir evidências de validade e precisão da medida de Satisfação Conjugal (ESC), conhecer os correlatos valorativos da satisfação conjugal e o poder preditivo dos valores frente a esse construto. No Estudo 1 participaram 208 pessoas casadas ou em união estável (midade = 35,9; 58,7% do sexo feminino), estas responderam à Escala de Satisfação conjugal e a perguntas sociodemográficas. A análise de componentes principais indicou uma estrutura tetrafatorial que explicou 50% da variância total, cujos fatores específicos apresentaram consistência interna aceitável. No Estudo 2 participaram 214 indivíduos casados e recasados (midade = 38,9; 53,3% do sexo feminino), que responderam à Escala de Satisfação Conjugal (ESC), ao Questionário de Valores Básicos (QVB) e perguntas sociodemográficas. Os resultados da análise fatorial confirmatória indicaram que a escala apresentou estrutura psicométrica adequada [χ² = 319,248; χ²/gl = 1,97; GFI = 0,87; AGFI = 0,83; CFI = 0,90; RMSEA = 0,068 (IC90% = 0,057 - 0,078); TLI = 0,88 e CAIC = 624, 815]. O índice de consistência interna geral da medida (20 itens) foi de 0,89 e de cada componente em específico: Afetividade (α = 0,80); Compatibilidade (α = 0,78); Incongruência (α = 0,79) e Ajustamento Financeiro (α = 0,73). Por fim, no Estudo 3 ao proceder análises de correlação de Pearson observou-se que a satisfação conjugal se correlacionou de forma significativa e positiva com as subfunções normativa (r = 0,19; p < 0,01), suprapessoal (r = 0,20, p < 0,01) e interativa (r = 0,27; p < 0,01). Ao realizar a regressão linear múltipla (Método Stepwise) [R = 0,27, R² = 0,07; F (1,21) = 16,03; p < 0,001] percebeu-se que apenas a subfunção interativa (β = 0,21; t = 4,00; p <0,001) foi capaz de predizer a satisfação conjugal. Por fim, foram realizadas análises multivariadas de variância (MANOVA). Constatou-se que apenas a variável sexo, apresentou diferenças significativas em relação à satisfação conjugal [λ= 0,94, F (4,209) = 3,02, p < 0,05, tamanho do efeito = 0,05], com os homens pontuando mais alto do que as mulheres. Em relação as outras variáveis sociodemográficas (tempo de união, filhos, classe social e religiosidade) não foram observadas diferenças significativas. Com relação a variabilidade dos valores humanos em função do estado civil (casado ou recasado) também não houve diferença significativa. Quanto a variabilidade da satisfação conjugal em função do estado civil encontrou-se diferença apenas em relação ao fator Afetividade [F (1; 2,197) = 4,92, p < 0,05, η = 0,02] no qual as pessoas em primeira união pontuaram mais do que as recasadas. Concluindo, confia-se que os objetivos propostos nessa dissertação foram alcançados, contribuindo para o para o entendimento das relações entre os valores humanos e a satisfação conjugal, bem como as variáveis envolvidas na promoção da harmonia e felicidade no casamento.
Presidente - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Interno - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA