PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GILDEVAN ESTRELA DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILDEVAN ESTRELA DANTAS
DATA: 28/08/2023
LOCAL: ON-LINE
TÍTULO: MULTIPARENTALIDADE, FORÇAS DE CARÁTER E TRAÇOS DE PERSONALIDADE: UM ESTUDO PSICOSSOCIOLÓGICO
PALAVRAS-CHAVES: Multiparentalidade; Forças de Caráter; Traços de Personalidade
RESUMO: Família é a base da sociedade onde as mudanças refletem, de modo geral, em todas as esferas da vida. Qualquer preceito constitucional que atenta aos direitos e garantias fundamentais reflete diretamente no instituto familiar. O direito de família vem passando por constantes transformações diante do reconhecimento de novos modelos familiares. Com a diversidade das relações familiares, surgem os casos em que dois pais, ou duas mães, passam a efetivamente cumprir esse papel na vida de uma criança. Nesse contexto, registra-se que as relações familiares deixaram de se basear tão somente por laços genéticos, dando-se real importância ao afeto e, configurando-se assim a multiparentalidade. Por conta disso, é importante que a Psicologia possa abranger todas as situações afetivas e sociais em que as famílias se encontram atualmente.Diante desse contexto a presente Tese apresenta cinco estudos, os quais no primeiro e segundo visam fazer uma revisão sistemática de artigos nacionais e internacionais buscando os termos Multiparentalidade e família. O terceiro estudo visa conhecer por meio da Teoria das Representações sociais apreender como estudantes universitários dos cursos de direito e Psicologia a partir do quinto Período compreendem o termo Multiparentalidade. O quarto estudo visa construir uma medida de atitudes frente ao doente mental, o qual foi desenvolvido com estudantes universitários dos cursos períodos do estudo anterior corroborando um modelo de dois fatores acerca da multiparentalidade, ou seja, atitudes positivas e negativas, mas não houve diferença em relação aos cursos. O quinto Estudo trata de conhecer as correlações das atitudes frente a multiparentalidade, Forcças de caráter e Personalidade. Há consenso que os dois construtos há correlação, porém difere na concepção, os traços são estruturas relativamente estáveis e as forças de caráter sempre tem estrutura positiva o que difere são as virtudes e suas respectivas forças. Ademais no corpo do texto apresenta uma parcial dos estudos preliminares aqui destacados.
Interno - 3303515 - JAQUELINE GOMES CAVALCANTI SA
Interno - 332067 - MARIA DA PENHA DE LIMA COUTINHO