PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LIZANDRA MONTEIRO CIRAULO

DISCENTE: LIZANDRA MONTEIRO CIRAULO
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Google Meeting
TÍTULO: Trabalho, Subjetividade e Gênero: o caso das entregadoras de aplicativos em João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Precarização do trabalho; Entregadoras de aplicativos; Divisão Sexual do Trabalho.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Trabalho e Organizacional
ESPECIALIDADE: Fatores Humanos no Trabalho
RESUMO: O processo de globalização, de expansão de mercados informais e de uso intensivo de tecnologias diversas contribui para a precarização da mão de obra feminina e, também, para a sua invisibilização e falta de prestígio social. A categoria profissional escolhida nesse estudo foi a de mulheres que trabalham como entregadoras por meio de aplicativo de delivery. Procedeu-se inicialmente a uma revisão da literatura, a qual buscou contextualizar a emergência do trabalho por plataforma, com destaque para a inserção das mulheres nessa atividade de trabalho. O presente estudo está embasado teoricamente na Psicodinâmica do trabalho e nos estudos sobre a divisão sexual do trabalho. Tem como objetivo analisar a relação trabalho, subjetividade e gênero na atividade de entregadoras por aplicativo de delivery da cidade de João Pessoa. Adotou-se uma abordagem qualitativa, cujo principal meio de produção de dados foi a entrevista individual semiestruturada. Para a análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo temática proposta por Laville & Dionne (1999). Como resultados percebe-se que as entregadoras de aplicativo vivenciam uma situação de insegurança, assédio, discriminação e invisibilização no trabalho. Além disso, esta atividade ao mesmo tempo em que proporciona alguns prazeres, produz sofrimento, advindos dos vários desafios enfrentados cotidianamente. Por fim, conclui-se da importância de trazer mais visibilidade para esta categoria profissional apresentando propostas de melhorias de sua condição de vida e trabalho.
Presidente - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO
Interno - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA