PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE MILENA ALVES GENUINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE MILENA ALVES GENUINO
DATA: 10/10/2023
LOCAL: Sala 1 do PPGPS
TÍTULO: “É COMO SE FOSSE ALI JAZ”: APOSENTADORIA E SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: professores universitários, aposentadoria, psicodinâmica do trabalho
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a relação entre a aposentadoria e a saúde mental de professores universitários que se afastaram de suas práticas laborais em sala de aula. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, à luz das contribuições teóricas da psicodinâmica do trabalho, com quinze professores universitários aposentados mediante aplicação de dois instrumentos, um questionário misto com questões abertas e fechadas e uma entrevista semiestruturada, aplicados de forma presencial. Para análise do material produzido foi utilizada a análise de conteúdo, com recortes por temas. A partir dos resultados obtidos, esta dissertação será organizada e estruturada em três artigos. O primeiro deles objetivou constatar como professores universitários aposentados compreendem o trabalho docente. O segundo teve como objetivo investigar as repercussões da aposentadoria na vida de professores universitários. O artigo I indica que o trabalho, que outrora fora desenvolvido pelos professores participantes do estudo, não difere do trabalho docente realizado em dias atuais. O artigo II demonstrou que a aposentadoria, apesar de representar um direito legal do trabalhador, não deve ser reduzida apenas a questões objetivas sem que aspectos subjetivos, sociais e históricos sejam levados em consideração. O artigo III terá como objetivo identificar como os professores universitários aposentados compreendem a relação entre saúde e aposentadoria.
Presidente - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA
Interno - 1519736 - TATIANA DE LUCENA TORRES