PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYRO ANDRADE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYRO ANDRADE CARVALHO
DATA: 11/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Efeitos da mídia de tela em comportamentos sociais de crianças
PALAVRAS-CHAVES: Mídias de tela; Comportamento pró-social; crianças; progenitores; atitudes.
PÁGINAS: 106
RESUMO: Objetivou-se verificar o efeito das mídias de tela no desenvolvimento de comportamento pró- social em crianças. Para tanto, incialmente realizou-se um levantamento bibliográfico para verificar evidências da relação entre mídias de tela e comportamento pró-social de crianças. Os achados foram animadores, indicando o potencial da mídia de tela como uma variável capaz de estimular o comportamento pró-social, além do controle parental frente ao uso de telas. Concomitante constitui-se três estudos psicométricos, (1) para desenvolver a Escala de Atitudes frente a Mídias de Tela para Pais – EAMT-P, (2) a Escala de Atitudes frente a Mídias de Telas para Crianças – EAMT-C, e (3) para validar a medida de Uso Problemático de Mídias de Tela (Domoff et al, 2019). O estudo 2 foi composto por duas etapas, exploratória e confirmatória, ambas com 200 participantes pais e mães de todo Brasil, respondendo a EAMT-P e questionário sociodemográfico. Os resultados indicaram uma estrutura psicométrica ajustada com seis itens que representam tanto atitudes positivas quanto negativas frente ao uso de mídias de tela pelos filhos (ꞷ = 0,97). Na análise confirmatório os resultados corroboraram a estrutura unidimensional da medida. O estudo 3 encontra-se em andamento, deve-se contar com 400 crianças do estado do Piauí. Estas serão divididas em dois grupos de 200 crianças. Elas responderão a Escala de Atitudes frente a Mídias de Tela para Criança – EAMTC e um questionário sociodemográfico. No estudo 4 a PMUM passou por tradução e testagem. A PMUM foi administrada a 400 mães e pais de crianças (entre 5 e 12 anos) de todo o Brasil, divididos de forma equitativa em dois estudos, exploratório e confirmatório. Os resultados indicaram que a medida apresentou uma estrutura unifatorial semelhante a medida original, com índices satisfatórios (ꞷ = 0,90). Pretende-se ainda desenvolver um quinto estudo com metodologia quase-experimental para avaliar efeitos de curto prazo da exposição a mídias de tela pró-social em crianças.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 3303515 - JAQUELINE GOMES CAVALCANTI SA
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS ALCHIERI