PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIZÂNGELA DE FÁTIMA CRUZ DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDIZÂNGELA DE FÁTIMA CRUZ DE SOUZA
DATA: 09/10/2023
HORA: 15:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: PERCEPÇÃO DE MÃES SOBRE A EMPATIA DE SEUS FILHOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO
PALAVRAS-CHAVES: Empatia, Mães, Crianças, Adolescentes, Autismo.
PÁGINAS: 93
RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) consiste em um distúrbio do neurodesenvolvimento que apresenta como principais características prejuízos na interação social e na comunicação, e padrões estereotipados de comportamento. Tais déficits sociais passaram a ser relacionados com deficiências na manifestação empática. No entanto, os achados sobre essa temática ainda são conflitantes. Acredita-se que explorar a empatia no TEA é crucial para compreender implicações sociais e emocionais, ajudando em intervenções eficazes. Nessa direção, o objetivo da presente dissertação é analisar a percepção de mães sobre a empatia de crianças e adolescentes com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com desenvolvimento típico (DT). Para tanto, estão sendo elaborados três artigos. O primeiro teve como objetivo realizar um levantamento sistemático sobre os níveis e os tipos de empatia em crianças e adolescentes com TEA e com desenvolvimento típico. Nesse artigo, foram selecionados, na amostra final, 29 estudos, que foram analisados em oito categorias: (1) Empatia global; (2) Empatia cognitiva e afetiva; (3) Empatia afetiva; (4) Tomada de perspectiva do outro e teoria da mente; (5) Empatia e organização mental; (6) Empatia e alexitimia; (7) Empatia por contágio; e (8) Processamento da empatia. O segundo artigo objetivou adaptar a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI) para mães responderem pensando nos seus filhos/as. Participaram desse estudo três especialistas em empatia e 34 mães (Midade = 38,71 anos; DP = 8,20). Tanto na análise dos juízes, quanto da população alvo, a maioria dos itens da Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal para Mães (EMRIM), adaptados da EMRI, apresentou valores adequados de CVC (>0,80), demonstrando evidências de validade de conteúdo. A análise das propriedades psicométricas ainda está em fase de elaboração. Por último, o terceiro artigo contou com 104 mães de crianças e adolescentes autistas e com desenvolvimento típico (Midade = 40,85; DP = 8,32). Essas participantes responderam a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal para Mães (EMRIM). Os resultados da Análise de Variância Multivariada (MANOVA) e dos testes de post-hoc demonstraram diferenças significativas: as mães de filhos/as com desenvolvimento típico perceberam mais consideração empática (empatia afetiva) e tomada de perspectiva (empatia cognitiva) em seus filhos/as do que as mães de filhos/as com TEA. Entende-se que esse estudo poderá contribuir para a compreensão sobre a empatia de crianças e adolescentes autistas e com desenvolvimento típico, na percepção das suas mães, podendo subsidiar novos estudos que busquem aprofundar a temática, assim como intervenções que visem o desenvolvimento da empatia nesse público.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO
Interno - 3212546 - ROMULO LUSTOSA PIMENTEIRA DE MELO
Externo ao Programa - 1995048 - ELOÁ LOSANO DE ABREU