PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: GILDEVAN ESTRELA DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILDEVAN ESTRELA DANTAS
DATA: 10/11/2023
LOCAL: ON-LINE
TÍTULO: MULTIPARENTALIDADE, FORÇAS DE CARÁTER E TRAÇOS DE PERSONALIDADE: UM ESTUDO PSICOSSOCIOLÓGICO
PALAVRAS-CHAVES: Multiparentalidade, Representações Sociais, Forças de Caráter, Traços de personalidade.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais
RESUMO: A diversidade das relações familiares, surgem os casos em que dois pais, ou duas mães, passam a efetivamente cumprir esse papel na vida de uma criança. Nesse contexto, registra-se que as relações familiares deixaram de se basear tão somente por laços genéticos, dando-se real importância ao afeto e, configurando-se assim a multiparentalidade. A presente tese objetivou apreender as Representações Sociais de Estudantes Universitários dos cursos de psicologia e direito, a partir do quinto período e como as Forças de Caráter e os traços de personalidade se correlacionam com as atitudes frente a Multiparentalidade e especificamente pretende verificar por meio de periódicos nacionais os aspectos jurídicos e psicológicos da Multiparentalidade, fazendo a busca em periódicos nacionais nos periódicos CAPES por meio do indexpsi, LILACS, Scielo, procurando artigos que pudessem agregar os descritores multiparentalidae, direito e psicologia, porém os resultados apontaram avanço no campo do direito e deixando uma lacuna na área de psicologia. No segundo estudo visou apreender as Representações Sociais dos Estudantes Universitários dos cursos de psicologia e direito, a partir do quinto período acerca da Multiparentalidade, por meio da Técnica de Associação livre de Palavras e uma entrevista em profundidade, sendo analisado pelo software Iramuteq, no qual foi possível identificar três classes por meio da Classificação Hierárquica descendente (CHD). Primeiro os aspectos constituintes da multiparentalidade, os quais puderam conhecer esse modelo de família, o segundo aspectos plurais do modelo multiparental, compreendendo o núcleo desse modelo e o terceiro a compreensão do modelo de família multiparental, como se constitui e suas implicações no direito e na psicologia. Um terceiro estudo buscou construir e conhecer evidências de validade fatorial e consistência interna da Escala de Atitudes Frente Multiparentalidade (EAFM) como critério da amostra o mesmo do estudo anterior. Identificou-se que o instrumento apresentou estrutura bifatorial satisfatória com16 dos itens, os quais apresentaram saturação igual ou superior a 0,40, e que o índice de consistência interna alfa de Cronbach satisfatório (α = 0,85). Os dois fatores juntos foram capazes de elucidar 40,27% da variância explicada. No intuito de tornar o instrumento mais parcimonioso, optou-se por uma análise confirmatória, a qual as atitudes positivas frente a Multiparentalidade e Atitudes negativas frente a Multiparentalidade, verificou-se que existe uma correlação forte e positiva de 0,76 entre os fatores. Testou-se uma estrutura unifatorial. Obtendo os seguintes indicativos: χ²/gl = 230,50, GFI = 0,82, CFI = 0,88, TLI = 0,86 e RMSEA (IC90% = 0,09 – 0,11) = 0,11, CAIC = 731,91 e ECVI = 2,10. Esse resultado, apresentou índices de bondade de ajuste próximos aos da medida composta por 2 fatores. Por fim, um quarto estudo objetivou conhecer as correlações entre os fatores da (EAFM), (EFC) e (BF) com a mesma amostra. As atitudes frente a Multiparentalidade apresentaram correlação negativa e significativa com a virtude sabedoria (corresponde as forças de caráter curiosidade, criatividade, aprendizagem), (r = - 0,15, p < 0,001), e ainda correlação negativa e significativa com a virtude Humanidade ( Forças de caráter bondade, amor, cidadania), (r = - 0,10, p < 0,001), como também apresentou correlação com a virtude justiça ( forças de caráter interpessoais como bondade, amor, cidadania), (r = - 0,11, p < 0,001). As demais virtudes não apresentaram correlação significativa com a EAFM. Em relação as Forças de caráter e os traços de personalidade observa-se que ambos os construtos apresentam correlação com quase todos os fatores tendo em vista que são estruturas estáveis, porém maleáveis. Conclui-se que a presente tese alcançou seus objetivos. É preciso formalizar e juridicizar a multiparentalidade – reconhecendo, a filiação socioafetiva.
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 3303515 - JAQUELINE GOMES CAVALCANTI SA