PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDINALDO RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDINALDO RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR
DATA: 24/11/2023
LOCAL: Sala 510
TÍTULO: Atitudes frente à mídia streaming violenta: Adaptação de uma medida e sua relação com variáveis da agressão
PALAVRAS-CHAVES: Streaming; Agressão; Mídia violenta.
RESUMO: A partir do século XXI com a popularização de novas tecnologias, como o advento da internet, a mídia televisiva começa a ser transformada constantemente passando por mudanças no modelo tradicional de como a conhecíamos e dando lugar aos seus primeiros serviços de streamings (e.g., Netflix, HBO, Globo play, Disney+). Contudo, a preocupação com o conteúdo assistido e a sua capacidade em influenciar comportamentos tem manifestado interesse de uma variedade de estudos científicos que demonstram a relevância da mídia para a compreensão de uma amplitude de atitudes e comportamentos, sobretudo antissociais. Tendo essas considerações em vista, o presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre exposição à mídia streaming violenta, agressão, arousal e Fake News através do Modelo Geral da Agressão (GAM). De forma mais especifica, pretendeu-se: (1) Adaptar uma medida de violência na televisão para violência nos Streamings; (2) Verificar diferenças entre homens e mulheres nas atitudes de mídia violenta nos streamings. Para tanto, foram planejados três estudos, dos quais o último ainda se encontra em fase de construção. Na primeira pesquisa (estudo 1.1) foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) com a participação de 210 sujeitos entre 18 e 50 anos de idade (M = 24 e DP = 5,8), sendo a maioria do gênero feminino (61,4%), com ensino superior incompleto (50,5%), solteira (82,4%), de classe média baixa (67,6%), que fazem uso de serviços de streamings (91,9%) e com média de uso desses serviços de 02 horas diariamente (DP = 1,53). Utilizou-se o software SPSS, versão 26, para análises estatísticas descritivas (e.g., cálculo de frequência, médias e desvio-padrão), o Factor, versão 12.02, para Análise Fatorial Exploratória e o JASP, versão 0.16, para estimar o Alfa e o Ômega. Dando início a realização das análises, o teste de Esfericidade de Bartlett (1322,03, gl = 120; p < 0,001) e KMO (0,83) sugeriram interpretabilidade da matriz de correlação dos itens. Os estimadores RMSEA (0.042); NNFI (0,98) e o CFI (0,99) demostrando a adequação da medida. A análise paralela sugeriu dois fatores como sendo os mais representativos para os dados, sendo eles: Efeitos individuais com 09 itens (ω = 0,88; α = 0.87) e Efeitos Sociais com 6 itens (ω = 0,73; α = 0,73). Já na segunda pesquisa (estudo 1.2) foi realizado uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC) com a participação de 250 sujeitos entre 18 e 62 anos de idade (M = 32 e DP = 4,5), sendo a maioria do gênero feminino (71,4%), com ensino superior incompleto (60,5%), solteira (61,2%), de classe baixa (48,2%), que fazem uso de serviços de streamings (87,9%) e com média de uso desses serviços de 02 horas diariamente (DP = 1,40). Os dados foram tabulados e analisados pelo SPSS, versão 26, para estatísticas descritivas (frequência, média e desvio-padrão) e o JASP, versão 0.16.1, para a Análise Fatorial Confirmatória. Dessa forma, foi testada a estrutura bifatorial da Escala de Atitudes Frente a Violência nos Streamings identificada no estudo anterior, tendo obtido indicadores de ajuste aceitáveis [x²/gl = 3,01; GFI = 0.98; CFI = 0.99; TLI = 0.99 e RMSEA = 0.013. Para o fator “Fatores individuas” obteve-se ω = 0,87; α = 0,87; e para o fator “Fatores Sociais” ω = 0,79; α = 0,80. Por fim, conclui- se que a adaptação da Escala de Atitudes Frente a Violência nos Streamings mostrou-se mais uma vez como uma estrutura bifatorial adequada para o contexto brasileiro, apresentando evidências de sua validade fatorial e consistência interna, reunindo índices aceitáveis de acordo com a literatura psicométrica.
Presidente - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 3212546 - ROMULO LUSTOSA PIMENTEIRA DE MELO