PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ELAINE MILENA ALVES GENUINO

DISCENTE: ELAINE MILENA ALVES GENUINO
DATA: 28/03/2024
LOCAL: Sala 504 do CCHLA
TÍTULO: DA LIBERDADE À FALTA DE RECONHECIMENTO: APOSENTADORIA E SAÚDE MENTAL DE PROFESSORAS E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: professores universitários, aposentadoria, psicodinâmica do trabalho
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a relação entre a aposentadoria e saúde mental de professores universitários, de instituições públicas, que se afastaram de suas práticas laborais em sala de aula. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa com quinze professores universitários aposentados, sob aplicação de dois instrumentos, um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Para análise do material produzido na pesquisa, foi utilizada a análise de conteúdo com recortes por temas. A partir dessa etapa, foram identificadas três categorias centrais: I. Particularidades do trabalho docente universitário; II. A vivência da Aposentadoria; e III. Aposentadoria e saúde. Mediante essas categorias, foram produzidos os artigos que compõem esta dissertação, todos fundamentados teoricamente pela Psicodinâmica do Trabalho. Dessa forma, o artigo I objetivou caracterizar as compreensões de professores universitários aposentados acerca do trabalho docente. O artigo II teve como objetivo investigar as repercussões da aposentadoria na vida de professores universitários. E o artigo III teve como objetivo identificar como os professores universitários aposentados compreendem a relação entre saúde e aposentadoria. De modo geral, os resultados obtidos nos estudos sinalizam para os fatores que estão presentes na aposentadoria e que podem resultar no adoecimento mental dos indivíduos. Entre os principais elementos estão a falta de reconhecimento na aposentadoria, os impactos desta fase para a identidade dos indivíduos, o contexto que a aposentadoria foi efetivada, o ócio mediante a ausência de atividade de trabalho, as questões de gênero e os papeis socialmente atribuídos ao feminino, a perda dos status sociais – fornecido pelo trabalho, a entrada na fase de envelhecimento e a falta de planejamento para aposentadoria.
Presidente - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA
Interno - 1519736 - TATIANA DE LUCENA TORRES