PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ROMERO CARDOSO OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROMERO CARDOSO OLIVEIRA
DATA: 25/03/2024
LOCAL: Google Meeting
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: fatores psicossociais; riscos psicossociais; instrumento de avaliação psicossocial.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Trabalho e Organizacional
ESPECIALIDADE: Fatores Humanos no Trabalho
RESUMO: Esta tese objetiva a construção e validação de um questionário de avaliação psicossocial para organizações de trabalho. Para tal, ela está estruturada em 4 artigos. O primeiro artigo objetivou analisar o uso dos termos “fatores psicossociais” e “riscos psicossociais” em publicações científicas. Para tanto, foi realizada uma revisão de artigos que tinham como tema avaliação psicossocial e analisados os termos e definições utilizados nestes artigos. A amostra final contou com 79 artigos e os resultados indicaram que poucos artigos fizeram referência a definições ou conceitos concernidos ao campo psicossocial e nem mesmo a uma relação entre o uso de determinado termo com o foco do artigo. O segundo artigo objetivou investigar os métodos de avaliação psicossocial que são mais utilizados nos estudos referidos ao campo psicossocial. Também nesse caso foi realizada uma revisão de artigos que utilizavam questionários para avaliar situações de trabalho. Assim, uma amostra final de 353 artigos foi coletada, os quais forneceram um total de 25 diferentes métodos de avaliação psicossocial. Destes, na sua totalidade questionários, foram relacionadas a totalidade das questões para posterior análise, sendo possível levantar os aspectos que têm sido considerados nas avaliações psicossociais no trabalho, envolvendo fatores: relacionados à organização do trabalho; internos e externos ao trabalho e fatores psicológicos e cognitivos. O terceiro estudo teve o objetivo de realizar a validação estatística do questionário de avaliação psicossocial desenvolvido neste estudo. Para isso, foram realizados quatro estudos, dos quais o estudo 1 realizou, a partir de uma amostra com trabalhadores de uma indústria de calçados, a redução das perguntas dos questionários, através de uma análise de comunalidade. No estudo 2, foi feita a validação semântica do questionário final, através de uma amostra de trabalhadores da função de Serviços Gerais de um Instituto Federal de Educação. Os estudos 3 e 4 consistiram nas etapas de análise fatorial exploratória e confirmatória dos questionários, resultando que todos os questionários obtiveram índices estatísticos satisfatórios. Quanto ao último artigo, o objetivo foi apresentar as formas de avaliação psicossocial dos questionários propostos, explicitando como se deu a aplicação dos questionários, que é a principal contribuição da ferramenta para a avaliação de riscos psicossociais. Ocorreram, então, dois estudos, dos quais o estudo 1, realizado com trabalhadores de uma indústria, consistiu na aplicação de sete questionários individuais. Já no estudo 2, com professores de um Instituto Federal de Educação, houve a aplicação dos questionários em etapas. Nesse caso, as análises indicaram que as categorias “autonomia” e “planejamento e suporte”, obtiveram melhores resultados na avaliação da primeira etapa. A segunda etapa, confirmou, segundo relatos dos trabalhadores, que os “Riscos no Trabalho”, as “Exigências e Satisfação” e os “Recursos e Preocupações” podem ser os fatores que necessitam de atenção e aprofundamento das análises para avaliação de riscos psicossociais no trabalho.
Presidente - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO
Interno - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA