PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: RAFAELA RAÍSSA ARAÚJO DOS SANTOS

DISCENTE: RAFAELA RAÍSSA ARAÚJO DOS SANTOS
DATA: 28/03/2024
LOCAL: Sala 510 PPGPS
TÍTULO: Os jogos de papéis sociais no contexto da Educação Infantil: concepções e práticas docentes
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia do Desenvolvimento Infantil, Brincadeira de papéis sociais, Educação Infantil, Concepções, Práticas
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
RESUMO: Na infância, a atividade da brincadeira é fundamental para a promoção do desenvolvimento e aprendizagem. Enquanto atividade guia nos primeiros anos de vida, a brincadeira favorece às crianças a apropriação de artefatos culturais, e colabora para aprimorar o funcionamento psíquico e os intercâmbios sociais. No período entre 3 e 6 anos, a brincadeira de papéis sociais é concebida como atividade-guia do desenvolvimento. Dada a sua relevância no desenvolvimento, em especial na infância, é imprescindível que as crianças estabeleçam com pessoas mais experientes da cultura interações que, de forma intencional, potencializem episódios desse tipo de brincadeira. Na presente pesquisa essa questão foi explorada no âmbito da Educação Infantil, contexto no qual a intervenção pedagógica é fundamental para mobilizar processos de desenvolvimento. Diante disso, o objetivo geral desse estudo foi conhecer e analisar as concepções e a atuação de docentes no que se refere aos jogos de papéis sociais na Educação Infantil. Foi realizada uma pesquisa de campo que contou com a participação de 31 professoras que atuam na educação infantil de instituições públicas do município de João Pessoa-PB, nas turmas de ‘pré I’ e ‘pré II’. Em local reservado da instituição as profissionais responderam individualmente a um questionário sociodemográfico e a uma entrevista semiestruturada que incluiu o uso de três imagens de situações de brincadeiras de papéis sociais. As entrevistas foram realizadas após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, gravadas e transcritas literalmente para análise de conteúdo que seguiu as diretrizes gerais de Bardin (2000). Os resultados das entrevistas foram organizados em eixos de análise, sendo estes: percepção das educadoras sobre as imagens apresentadas pela pesquisadora; tipos de brincadeiras das crianças, identificadas pelas professoras; locais na instituição em que ocorrem as brincadeiras; momentos da rotina nos quais ocorrem a brincadeira de jogos de papéis socais; concepções das professoras sobre a brincadeira de jogos de papéis sociais; concepções das professoras sobre o papel das brincadeira de papéis sociais no desenvolvimento das crianças; concepções das professoras sobre seu papel nos momentos de brincadeira de papéis sociais; e, brincadeira de papéis sociais nas práticas docentes da instituição. A análise dos resultados demonstrou que os tipos de brincadeira identificados pelas professoras entre as crianças correspondiam àquelas que faziam referência a ações atreladas à família, profissões desenvolvidas na sociedade, trabalhos domésticos, atividades sociais, e encenação de histórias infantis ou de super-heróis. Os locais onde ocorrem essas brincadeiras mais citados pelas profissionais foram: sala, pátio, parquinho, parque, área externa, biblioteca, brinquedoteca e corredores. Parte das professoras informou que as brincadeiras geralmente são presenciadas no período da manhã e tarde. Todas as docentes desconheciam o nome ‘brincadeira de jogos de papéis sociais’, contudo, relataram presenciar essas brincadeiras entre as crianças durante suas práticas e interações com elas, após a descrição dessa atividade no momento da coleta. Quando perguntadas sobre o que conheciam sobre a brincadeira de papéis sociais, as respostas convergiram para conteúdos relacionados a imitação das ações dos adultos, dramatização e reprodução de suas vivências, principalmente, das pessoas mais próximas. Para as professoras, essa brincadeira pode favorecer as relações/interações sociais; desenvolver habilidades e comportamentos, facilitar a escolha da profissão ou preparar as crianças para o futuro. Quanto ao papel docente frente a essa brincadeira, foram citadas como foco da atuação mediar, orientar, observar, interagir, brincar junto, dirigir, incentivar e intervir. A maior parte das docentes afirmou nunca ter ocorrido na instituição em que trabalha diálogos sobre esse tipo de brincadeira. Ante ao exposto, verifica-se que, por intermédio da pesquisa, foi possível inserir o conceito de brincadeira de jogos de papéis sociais e verificar sua ocorrência no trabalho docente, gerar reflexões e despertar o interesse de professoras sobre esse tipo de brincadeira. Acentua-se a importância de, no contexto pedagógico, a brincadeira de jogo de papéis sociais ser concebida pelos educadores como uma atividade produto de relações sociais históricas, que produzem apropriações das crianças de ferramentas e modos socioculturais de interações com a sociedade. Por isso, defende-se a relevância de conhecimentos do campo da Psicologia do Desenvolvimento para colaborar com reflexões e proposição de práticas pedagógicas que potencializem o psiquismo infantil.
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO