PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: EDINALDO RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR

DISCENTE: EDINALDO RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR
DATA: 25/03/2024
LOCAL: Sala 01
TÍTULO: Atitudes frente à mídia streaming violenta: Adaptação de uma medida e sua relação com variáveis da agressão
PALAVRAS-CHAVES: Streaming; Agressão; Mídia violenta.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: Com o advento da internet, a mídia televisiva começa a ser transformada constantemente passando por mudanças no modelo tradicional de como a conhecíamos e dando lugar aos seus primeiros serviços de streamings (e.g., Netflix, HBO, Globo play, Disney+). Contudo, a preocupação com o conteúdo assistido e a sua capacidade em influenciar comportamentos tem manifestado interesse de uma variedade de estudos científicos que demonstram a relevância da mídia para a compreensão de uma amplitude de atitudes e comportamentos, sobretudo antissociais. Assim, a presente dissertação teve como objetivo analisar a relação entre exposição à mídia streaming violenta, agressão e arousal. Para tanto, foram realizados três estudos (sendo 1.1 e 1.2 estudos de validação e adaptação; e 2.0 um estudo de correlação). Os resultados demostraram que a Escala de Atitudes Frente a Violência nos Streamings apresentou índices psicométricos satisfatórios tanto para a Análise Fatorial Exploratória (AFE) como na Análise Fatorial Confirmatória (AFC), mostrando-se como um instrumento valido e adaptado para o contexto brasileiro. Já no estudo correlacional foi possível observar, de maneira geral, correlação positiva entre a mídia streaming violenta com a agressão e o arousal. Sendo assim, conclui-se que os objetivos do presente estudo foram satisfatoriamente alcançados, confirmando que existem relações entre as variáveis abordadas e corroborando com outros estudos da área.
Presidente - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 3212546 - ROMULO LUSTOSA PIMENTEIRA DE MELO