PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: EDIZÂNGELA DE FÁTIMA CRUZ DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDIZÂNGELA DE FÁTIMA CRUZ DE SOUZA
DATA: 26/03/2024
HORA: 15:30
LOCAL: Sala 510 do PPGPS/CCHLA
TÍTULO: PERCEPÇÃO MATERNA DAS HABILIDADES EMPÁTICAS DOS FILHOS/AS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO E COM TEA
PALAVRAS-CHAVES: Empatia, Mães, Crianças, Adolescentes, Autismo.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que apresenta como principais características prejuízos na interação social e na comunicação, e padrões estereotipados de comportamento. Os déficits sociais relacionados ao TEA têm sido associados a dificuldades na expressão empática; no entanto, os resultados nessa área ainda são inconclusivos. Acredita-se que explorar a empatia no TEA é crucial para compreender intervenções eficazes voltadas ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Nessa direção, o objetivo da presente dissertação foi comparar a percepção de mães sobre a empatia de seus filhos/as, crianças e adolescentes, considerando mães que têm filhos com TEA e mães que tem filhos/as com desenvolvimento típico (DT). Para tanto, foram elaborados três artigos. O primeiro teve como objetivo realizar um levantamento sistemático sobre os níveis e os tipos de empatia em crianças e adolescentes com TEA e com desenvolvimento típico. Nesse artigo, foram selecionados, na amostra final, 26 estudos, que foram analisados em oito categorias: (1) Empatia global; (2) Empatia cognitiva e afetiva; (3) Empatia afetiva; (4) Tomada de perspectiva do outro e teoria da mente; (5) Reconhecimento de emoções; (6) Empatia e organização mental; (7) Empatia e alexitimia; e (8) Processamento da empatia. O segundo artigo objetivou analisar e adaptar os indicadores psicométricos do Interpersonal Reactivity Index – versão para cuidadores. Participaram da análise de validade de conteúdo três especialistas em empatia e 34 mães (Midade = 38,71 anos; DP = 8,20). Tanto na análise dos juízes, quanto da população alvo, a maioria dos itens da nova escala apresentou valores adequados de CVC (>0,80), demonstrando evidências de validade de conteúdo. Para analisar os indicadores psicométricos, participaram 260 cuidadores (Midade= 43,51; DP = 13,24). Foram selecionadas, dessa amostra, 59 mães (Midade= 34,61; DP = 7,13) de filhos/as com idades de 4 a 11 anos para a validade divergente. A análise dos indicadores psicométricos mostrou que o modelo original de quatro fatores é o mais adequado para a escala. Foram também encontradas evidências de validade em relação a medidas externas, de confiabilidade (α= 0,94) e de consistência interna (ω =0,93). Por último, o terceiro artigo contou com 104 mães de crianças e adolescentes autistas e com desenvolvimento típico (Midade = 40,85; DP = 8,32), divididas em dois grupos: 52 mães de filhos/as com desenvolvimento típico e 52 mães de filhos/as com TEA. Essas participantes responderam o Interpersonal Reactivity Index – versão para cuidadores. Os resultados da Análise de Variância Multivariada (MANOVA) e dos testes de post-hoc demonstraram diferenças significativas: as mães de filhos/as com desenvolvimento típico perceberam mais consideração empática e tomada de perspectiva em seus filhos/as do que as mães de filhos/as com TEA. As análises com outras variáveis mostraram que: mães de meninas perceberam mais consideração empática e tomada de perspectiva em suas filhas do que as mães de meninos; e mães de crianças e adolescentes autistas sem comorbidades perceberam em seus filhos/as mais tomada de perspectiva do que as mães de crianças e adolescentes autistas com comorbidades; Entende-se que esse estudo poderá contribuir para a compreensão sobre a empatia de crianças e adolescentes autistas e com desenvolvimento típico, na percepção das suas mães, podendo subsidiar novos estudos que busquem aprofundar a temática, assim como intervenções que visem o desenvolvimento da empatia nesse público.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO
Interno - 3212546 - ROMULO LUSTOSA PIMENTEIRA DE MELO
Externo ao Programa - 1995048 - ELOÁ LOSANO DE ABREU