PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: BALDUINO GUEDES FERNANDES DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BALDUINO GUEDES FERNANDES DA CUNHA
DATA: 25/03/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Fatores Relacionados à Prevenção do Consumo de Álcool entre Jovens no Contexto Pandêmico de COVID-19 à Luz da Teoria do Comportamento Planejado
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Jovens; Cerveja; Beber Pesado Episódico; Intenção Comportamental; Teoria do Comportamento Planejado
RESUMO: A cerveja se destaca por ser a bebida alcoólica consumida em quantidade e com frequência elevadas pelos jovens, estando a substância psicoativa nela predominante (o álcool etílico) associada à maior prevalência de binge drinking (“beber pesado episódico”), ao sexo desprotegido, à gravidez não planejada, ao desenvolvimento de dependência (física e psicológica), à autointoxicação severa, à overdose alcoólica, ao surgimento de patologias graves, a acidentes de trânsito fatais envolvendo outrem e à violência (agressões físicas, estupros, feminicídios) com ou sem uso de arma de fogo. Ante este cenário, está investigação está estruturada em 3 Estudos interdependentes oriundos do programa de pesquisa multimetodológica fundamentada na Teoria do Comportamento Planejado cujos respectivos objetivos são(foram): (a) identificar as Crenças Comportamentais, Normativas e de Controle de jovens acerca do comportamento de “beber cerveja” (Estudo 1); (b) verificar a contribuição (isolada e conjunta) das Crenças, das Atitudes, das Normas Subjetivas e dos Controles Comportamentais Percebidos na explicação da Intenção Comportamental de “beber cerveja” por parte desses jovens (Estudo 2); e (c) testar empiricamente a adequabilidade da Teoria do Comportamento Planejado em predizer o consumo de cerveja entre jovens da faixa etária de 18 a 24 anos (Estudo 3). A investigação segue as prescrições teórico-metodológicas da Teoria do Comportamento Planejado. O Estudo 1 contou com 55 participantes (37 mulheres e 18 homens) que eliciaram, acerca de “beber cerveja”: 137 Crenças Comportamentais Instrumentais relacionadas às vantagens (e.g., “socialização” e “diversão”), 168 Crenças Comportamentais Instrumentais relacionadas às desvantagens (e.g., “tornar-se um vício” e “problemas de saúde”), 124 Crenças Comportamentais Experenciais positivas (e.g., “alegria” e “prazer”), 95 Crenças Comportamentais Experenciais negativas (e.g., “tristeza” e “solidão”), 130 Crenças Normativas Injuntivas acerca de pessoas/grupos que aprovam o consumo de cerveja (e.g., “meus amigos” e “meus familiares”), 119 Crenças Normativas Injuntivas acerca de pessoas/grupos que desaprovam o consumo de cerveja (e.g., “minha família” e “minha mãe”), 133 Crenças Normativas Descritivas referentes a pessoas com mais chances de beber (“jovens” e “universitários”), 95 Crenças Normativas Descritivas referentes a pessoas com menos chances de beber (e.g., “religiosos” e “mãe”), 140 Crenças de Controle acerca de circunstâncias facilitadoras para beber (e.g., “festas” e “necessidade de socialização”) e 168 Crenças de Controle acerca de circunstâncias dificultadoras para beber (e.g., “problemas para a saúde” e “presença de familiares”). O Estudo 2 (em andamento) contará com uma amostra final de 300 participantes oriundos da população-alvo de jovens-jovens de todos os gêneros, a serem recrutados no ciberespaço e também presencialmente por meio da estratégia snowball. O Estudo 3 contará com uma amostra final de 600 participantes (tamanho de efeito = 0,50; poder estatístico = 80%; p < 0,05) de 18 a 24 anos (parametrizados como “jovens-jovens”), com perfil similar aos estudos anteriores e que atenda aos critérios de inclusão e exclusão previamente estipulados. O recrutamento de participantes ocorrerá no ciberespaço e também presencialmente por meio da estratégia snowball, com a aplicação dos instrumentos (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; Questionário sobre “Beber Cerveja” fundamentado na Teoria do Comportamento Planejado; Alcohol Use Disorders Identification Test; e Questionário Bio-Sócio-Econômico-Comportamental) de forma virtual e observância estrita aos aspectos éticos envolvendo pesquisas com seres humanos (Resoluções CNS/MS 466/2012 e 510/2016). Se recorrerá à abordagem multivariada de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) por meio do software SmartPLS com o fito de testar a adequabilidade da Teoria do Comportamento Planejado e verificar a contribuição dos fatores causais do modelo estrutural na predição do consumo cerveja entre os jovens. A título de resultados esperados, figuram aqueles de desejável utilização da Teoria do Comportamento Planejado (uma vez corroborada sua adequabilidade para o comportamento e população aqui investigados) com o fito de subsidiar e avaliar programas sociais e/ou estratégias de comunicação em Saúde Pública segmentados para públicos específicos (em função do gênero, do nível de escolaridade e da faixa etária, a exemplo do público-alvo desta pesquisa) que visem desengajar o consumo exacerbado e/ou a prática de binge drinking relacionados ao consumo de cerveja entre os jovens.
Presidente - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 2204608 - CICERO ROBERTO PEREIRA