PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JERSSIA LAIS FONSECA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JERSSIA LAIS FONSECA DOS SANTOS
DATA: 25/03/2024
LOCAL: sala 510 CCHLA
TÍTULO: QUANDO O AMOR MACHUCA: UM ESTUDO SOBRE A VIOLÊNCIA NO NAMORO E SEUS CORRELATOS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: violência no namoro, jovens, personalidade, valores humanos, violência intrafamiliar.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais
RESUMO: A violência nas relações de namoro entre jovens vem crescendo significativamente, tornando-se um grave problema social, sobretudo pelas consequências negativas que ela traz para a saúde e bem estar de quem a vivencia. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode envolver uma gama de fatores e facilmente estender-se para as relações conjugais com maior gravidade. Diante disso, esta tese tem como objetivo principal conhecer em que medida variáveis individuais, familiares e sociais explicam a violência no namoro entre jovens. Para alcançar tal objetivo foram desenvolvidos três estudos. O primeiro trata-se de um estudo teórico, que objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a violência no namoro de jovens, considerando a década de 2012 a 2021, com o intuito de analisar as investigações sobre o fenômeno e como ele tem sido discutido. Para isso, foram consultadas as bases de dados Scielo, LILACS, PEPSIC e Portal Capes de Periódicos, incluindo artigos em português, inglês e espanhol, publicados no período de 2012 a 2021. A partir das estratégias de busca foram localizados 642 estudos, sendo 23 selecionados para análise. Os resultados demonstraram que a violência no namoro tem sido discutida sob três perspectivas principais: fatores de risco/preditores da violência, prevalência dos tipos de violência e estratégias de enfretamento ao fenômeno. O segundo estudo buscou adaptar a escala de Sinalização do Ambiente Natural Infantil para o contexto brasileiro, reunindo evidências de validade e precisão. Participaram 249 adolescentes, com idades entre 13 e 19 anos. Uma análise fatorial confirmatória revelou índices de ajuste adequados, confirmando o modelo original da escala, composta por quatro fatores: abuso físico, abuso emocional, coerção e controle, os quais apresentaram indicadores de confiabilidade satisfatórios (alfa de Cronbach e ômega de McDonald), variando de 0,69 a 0,81. O terceiro estudo, objetivou analisar em que medida os traços de personalidade, as subfunções valorativas e a violência intrafamiliar predizem a violência no namoro. Participaram 306 jovens brasileiros com idades entre 18 e 29 anos, que vivenciaram ou estavam vivenciando um namoro. Regressões múltiplas hierárquicas apontaram que o traço de personalidade neuroticismo explicou diretamente comportamentos de ameaças e de violência emocional, enquanto o traço extroversão explicou inversamente as violências relacional e emocional. Com relação aos valores humanos, os da subfunção realização foram capazes de predizer diretamente as violências relacional e emocional. No tocante à violência intrafamiliar, as condutas de controle e abuso físico explicaram diretamente as violências física e sexual no namoro. Enfatiza-se a necessidade de desenvolver ações em diversas áreas, saúde, educação, tecnologia, que envolva todo o núcleo de vivência do jovem, como o círculo de amigos, o âmbito familiar, escolar e social, buscando promover a identificação de relacionamentos abusivos, a desconstrução de crenças que legitimam a violência e a desnaturalização de comportamentos violentos, seja em qualquer contexto, social, familiar e amoroso.
Presidente - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Interno - 3303515 - JAQUELINE GOMES CAVALCANTI SA