PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: TAMIRIS MOLINA RAMALHO HIRSCHLE

DISCENTE: TAMIRIS MOLINA RAMALHO HIRSCHLE
DATA: 29/03/2016
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA CCHLA
TÍTULO: MULHERES MASTECTOMIZADAS E SEUS PARCEIROS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CORPO E SATISFAÇÃO SEXUAL
PALAVRAS-CHAVES: corpo, mastectomia, satisfação sexual, representações sociais
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: O câncer de mama é uma temática relevante para os estudos de psicologia por se tratar de um assunto atual que necessita de um olhar voltado para questões de ordem psíquica e social. As mulheres que passam pelo procedimento da mastectomia e seus parceiros deparam-se com o corpo transformado e precisam ressignificá-lo, além disso, a mastectomia pode trazer diversas mudanças na vida íntima do casal. Este corpo que é marcado pela falta do órgão, tem representações sexuais, afetivas e é símbolo de feminilidade em nossa sociedade. Diante disto, este trabalho ancorado na Teoria das Representações Sociais objetiva conhecer as representações sociais acerca do corpo da mulher, do corpo mastectomizado e o nível de satisfação sexual das mulheres mastectomizadas e de seus parceiros. Consiste em uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e de campo, realizada em instituições que atendem às pessoas portadoras de câncer, localizadas na Paraíba. Compreendeu uma amostragem não probabilística e de conveniência, totalizando 20 participantes, sendo 10 mulheres mastectomizadas e seus parceiros. Os instrumentos utilizados foram: um questionário biosociodemográfico analisado a partir de estatísticas descritivas; a Técnica de Associação Livre de Palavras, utilizando os estímulos: ‘corpo da mulher’ e ‘corpo da mulher mastectomizada’; analisadas pela análise de conteúdo temática proposta por Bardin; uma entrevista semiestruturada, analisada através da análise lexical através do software IRAMUTEQ e uma escala de satisfação sexual analisada por meio da estatística do qui-quadrado e estatísticas descritivas. A aplicação dos instrumentos ocorreu de forma individual nas instituições e à domicílio com o auxílio de gravador; foram respeitados todos os procedimentos éticos que envolvem a pesquisa com seres humanos. Os resultados indicaram que as representações acerca do corpo da mulher mastectomizada são mais negativas quando comparado ao corpo da mulher, possuindo representações voltadas para a falta, a mutilação, a vergonha, bem como ao preconceito, além disso, o corpo da mulher mastectomizada não representa evocações voltadas à sexualidade quando comparadas ao corpo da mulher. Para os homens as representações são menos carregadas de palavras depreciativas, pois os parceiros demonstraram-se como apoiadores e auxiliares no tratamento e na recuperação integral de suas parceiras. Há um decréscimo da satisfação sexual do casal após a cirurgia, relacionada às alterações na autoimagem da mulher e suas representações devido à mastectomia, bem como aos tratamentos químicos do câncer. No entanto, os participantes ainda consideraram sua satisfação sexual boa e procuraram criar estratégias de enfrentamento para superar a perda da mama e as consequências do tratamento. O presente estudo oportunizou o olhar acerca do apoio do parceiro para as mulheres que é imprescindível na recuperação de sua integridade física e mental. Além disso, atenta para que os profissionais da saúde estejam orientados para proporcionar mais apoio e informação, criando projetos que forneçam o auxílio com vistas a promover a qualidade de vida desses atores sociais.
Presidente - 1285229 - SILVANA CARNEIRO MACIEL
Interno - 1497729 - ANA ALAYDE WERBA SALDANHA PICHELLI