PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: EDNEIA DE OLIVEIRA ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDNEIA DE OLIVEIRA ALVES
DATA: 27/04/2016
LOCAL: CCHLA, Sala Multimidia, Bloco C
TÍTULO: O ACESSO DO SURDO USUÁRIO DE LIBRAS À EDUCAÇÃO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Surdo. Libras. Educação escolar
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: Os surdos usuarios de Libras nao tem se sentido satisfeitos com a implementado a “Politica de Educacao Nacional da Educacao Especial na perspectiva da educacao inclusiva” e tem reivindicado por uma educacao bilingue. Assim, tem-se como objetivo geral: analisar o sentido atribuido pelo surdo usuario de Libras sobre seu acesso a educacao escolar no intuito de comprovar a tese de que ele concebe a educacao escolar como um espaco de desenvolvimento intelectual e social, porem, mediada pelo respeito a Libras como condicao para o seu desenvolvimento educacional. Para tanto, contou-se com as categorias teoricas de Vigotsky: sentido, vivencia e mediacao. Optou-se por uma pesquisa qualitativa com duas tecnicas de analise: documental e entrevista. Os procedimentos foram: levantamento dos documentos e constituicao do corpus constituido por 26 documentos e as entrevistas realizadas com 07 surdos por meio da comunicacao em Libras, seguindo os preceitos do codigo de etica 466/12 e submetida a analise do Alceste com interpretacao a partir do Dendograma de Classificacao Hierarquica Descendente. Os resultados indicaram que a PNEE reproduz os sentidos de educacao especial e que os participantes concebem a educacao bilingue como o modelo educacional ideal para atender a sua especificidade linguistica porque tem a Libras e a visualidade como eixo mediador das praticas pedagogicas. Assim, a tese foi comprovada, pois, a educacao para o surdo e um meio de desenvolvimento intelectual e social e tem a Libras como condicao para o processo educacional.
Presidente - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Interno - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO