PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ROSIANE ALVES DE ALBUQUERQUE

DISCENTE: ROSIANE ALVES DE ALBUQUERQUE
DATA: 16/06/2016
LOCAL: CCHLA, Sala 511
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UNIVERSITÁRIOS SOBRE A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE
PALAVRAS-CHAVES: Representações Sociais, Comissão Nacional da Verdade, Justiça transicional, Direitos Humanos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: A presente dissertacao de mestrado e fruto de um estudo empirico situado no campo da Justica transicional, mais especificamente, das Comissoes da Verdade (CV), das Representacoes Sociais (Moscovi, 1961/2012; 1975/2007) e dos Direitos Humanos (Doise, 2002a; 2002b). De modo mais amplo, este trabalho constitui a insercao do Brasil numa pesquisa sobre paises latinoamericanos que instauraram CVs, como o Chile, Argentina, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A CV e uma modalidade de justica transicional, instalada apos regimes repressivos ou conflitos armados, que contribui para a transicao democratica dos paises. Dentre os objetivos dessas comissoes estao: conhecimento da verdade sobre o ocorrido, construcao de uma memoria coletiva e busca por justica junto as vitimas. Implantada em marco de 2012, a Comissao Nacional da Verdade (CNV) estendeu suas atividades ate dezembro de 2014. Apesar da criacao da CNV constituir um marco para a historia e democracia brasileiras, a psicologia enquanto ciencia e conhecimento sociopolitico pouco tem contribuido com a discussao das graves violacoes dos DH ocorridas no Brasil. Esse deficit reflete na baixa producao sobre o tema. O Brasil figura como um dos ultimos paises da America Latina a instalar uma CV, considerando o intervalo de tempo entre o fim do regime ditatorial e a implantacao da comissao. Da Ditadura Militar (1964-1985) a criacao da CNV passaram-se 27 anos. Esses dados e o impacto pouco expressivo da CNV demonstram a dificuldade do brasileiro em lidar com o passado. No presente estudo, buscou-se verificar as representacoes sociais de universitarios sobre a CNV e como essas representacoes relacionavam-se com variaveis correspondentes as ideias forca. Especificamente, pretendeu-se investigar a relacao entre variaveis referentes as ideias forca; analisar a relacao entre variaveis correspondentes a Ditadura Militar (DM); verificar o relacionamento entre ideias forca e variaveis referentes a DM; examinar o relacionamento entre ideias forca e variaveis relativas a CNV e; investigar o relacionamento entre variaveis correspondentes a DM e variaveis relativas a CNV. Este estudo tem carater transversal e contou com a participacao de 252 universitarios do Centro de Ciencias Humanas e Letras da UFPB, localizado no Campus I, em Joao Pessoa/PB. O instrumento utilizado para a coleta de dados consistiu num questionario, composto por diferentes escalas tematicas (Grau de exposicao a violencia; Predisposicao para rever o passado; Compartilhamento social sobre a DM e a CNV; Avaliacao do trabalho da CNV; Indicadores de concordancia com o uso da violencia; Grau de pos-convencionalismo; Atitudes frente aos DH; Confianca institucional; Principios basicos de igualdade e tolerancia; Orientacao politica, etc.), ja elaborado e aplicado em outros paises (Arnoso, Cardenas & Paez, 2012; Cardenas, Paez & Rime, 2013; Arnoso et al., 2014a; 2014b; 2014c; Martinez et al., 2015), traduzido do espanhol para o portugues e validado semanticamente. Para a analise de dados foi utilizado o software SPSS. Realizaram-se analises descritivas, analises de correlacao, analises fatoriais e regressoes lineares multiplas. Dentre os resultados foi possivel verificar que as ideias forca (Doise, 2002a) – aspectos politicos, ideologicos e morais – ancoraram as representacoes sociais da CNV e que a aprovacao do trabalho da CNV e a predisposicao positiva para a revisao do passado sao coerentes com as atitudes positivas frente aos DH.
Interno - 1742381 - ANA RAQUEL ROSAS TORRES
Presidente - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO