PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: Eloá Losano de Abreu

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Eloá Losano de Abreu
DATA: 10/02/2017
LOCAL: Sala 402 do CHLA
TÍTULO: Influência das informações repassadas pela mídia na descentração social de julgamentos sociomorais.
PALAVRAS-CHAVES: Descentração, Julgamentos, Adolescentes.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESPECIALIDADE: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento
RESUMO: O objetivo desta tese foi verificar a influencia das informacoes na descentracao dos julgamentos sobre adolescentes envolvidos em atos infracionais. Mais especificamente, perguntou-se: A qualidade da descentracao varia de acordo com a quantidade das informacoes fornecidas sobre o problema dos adolescentes envolvidos em atos infracionais? Como aporte teorico foram utilizadas as teorias sobre descentracao e tomada de perspectiva social de Piaget, e os modelos de Flavell, Selman e Hoffman. Este trabalho consistiu numa pesquisa exploratoria de delineamento quase experimental utilizando quatro grupos. O tratamento experimental diferenciou a quantidade das informacoes fornecidas aos grupos: Grupo 1: recebeu informacoes sobre as estatisticas da violencia cometida por adolescentes no Brasil; Grupo 2: recebeu as mesmas informacoes do Grupo 1 mais informacoes sobre o contexto de vida de adolescentes envolvidos em atos infracionais; Grupo 3: recebeu as informacoes do Grupo 1 mais informacoes sobre o tratamento oferecido aos adolescentes nas unidades de ressocializacao e, finalmente, Grupo 4: recebeu todas as informacoes fornecidas aos demais grupos. As informacoes oferecidas para cada grupo foram apresentadas atraves de videos com reportagens televisivas sobre casos reais. Considerando-se encontrar uma variacao na descentracao dos argumentos para analise da situacao de acordo com o tipo de informacao fornecida aos grupos, esperava-se que os grupos que receberam mais informacoes apresentassem argumentos mais descentrados ao analisar a questao social. Participaram do estudo, 26 universitarios, com idades variando entre 17 e 28 anos, divididos nos quatro grupos. Como instrumentos, foram utilizados um questionario biodemografico e uma Entrevista sobre o Pensamento Social, que consiste num instrumento aberto com questoes que abordavam o tema dos adolescentes envolvidos em atos infracionais. A entrevista solicitava dos participantes sua opiniao sobre as causas da violencia cometida pelos adolescentes, quais as responsabilidades do governo e da sociedade na resolucao deste problema social, alem de uma analise sobre o tratamento judicial recebido pelos adolescentes quando se envolvem em atos infracionais. A conducao das atividades em cada grupo consistiu de dois momentos: primeiramente, os participantes de cada grupo assistiram ao video selecionado para sua condicao experimental; em seguida, responderam individualmente a entrevista. Para analisar os dados, foi efetuada uma analise de conteudo das respostas individuais da entrevista, que foram classificadas a partir de um sistema de niveis de descentracao. As respostas tambem passaram por uma analise lexical realizada atraves do software Alceste. Nesta analise, foram realizados dois procedimentos: a analise padrao e a analise cruzada (tri-croise). Os resultados da classificacao das respostas por niveis de descentracao permitem inferir uma influencia da informacao recebida durante o tratamento experimental. O grupo que recebeu a maior quantidade de informacoes apresentou o maior escore medio de descentracao. No que se refere ao Alceste, a analise padrao distribuiu as respostas em seis classes, que distribuiram as respostas dos participantes de acordo com as informacoes recebidas nos grupos. A analise cruzada apresentou os conteudos lexicais mais relevantes dentro de cada grupo. Na classe referente ao Grupo 1 encontrou-se uma enfase na necessidade de investimentos sociais e institucionais para prevenir o envolvimento de atos infracionais. No Grupo 2 as respostas centraram-se na falta de condicoes basicas de vida desses adolescentes para se sustentar de maneira honesta, e a enfase na necessidade de politicas publicas que ajudem a sanar esses problemas. O Grupo 3 apresentou respostas com foco no tratamento recebido pelos adolescentes quando internados em instituicoes de ressocializacao. Os participantes indicaram a dificuldade de ressocializacao dos adolescentes devido a qualidade das instituicoes e dos profissionais que trabalham nas instituicoes, e a necessidade de mudancas na maneira de funcionamento delas. No Grupo 4 destacaram-se as respostas que enfatizaram tanto a importancia da efetivacao de politicas publicas para diminuir a desigualdade social, quanto uma analise dos efeitos do tratamento recebido pelos adolescentes nas unidades de ressocializacao, com maior enfase nesse segundo aspecto. Em conclusao, observou-se que os grupos apresentaram respostas com conteudo relacionado ao tratamento experimental e, no que se refere ao objetivo principal desta tese, foi possivel identificar uma influencia das informacoes na descentracao dos participantes. No entanto, alguns resultados apontaram numa direcao diferente da expectativa indicada, como o alto escore de descentracao apresentado pelos participantes do Grupo 1, resultado que merece discussao e aprofundamento em estudos futuros.
Presidente - 1520147 - JULIO RIQUE NETO
Interno - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO