PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: CIBELE SOARES DA SILVA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CIBELE SOARES DA SILVA COSTA
DATA: 02/03/2017
HORA: 09:00
LOCAL: CCHLA sala402
TÍTULO: VIVÊNCIA E PROJETO DE VIDA DE JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Juventude; Medidas socioeducativas; Vivência; Projeto de Vida; Plano Individual de Atendimento.
PÁGINAS: 204
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: O objetivo geral desta dissertacao e analisar as implicacoes das vivencias de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas para a construcao do projeto de vida. Sao objetivos especificos: analisar as vivencias dos jovens nas medidas socioeducativas; analisar os sentidos atribuidos pelos jovens para a experiencia do cumprimento das medidas socioeducativas; identificar o projeto de vida construido pelos jovens a partir das vivencias no cumprimento das medidas socioeducativas e identificar no Plano Individual de Atendimento (PIA) os registros sobre o projeto de vida dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. A fundamentacao teorica tem como base a perspectiva da Teoria Historico-Cultural de Vigostki, utilizando-se as categorias teoricas: Vivencia, Sentido e Projeto de Vida. A pesquisa foi realizada em uma instituicao que executa a medida socioeducativa de internacao em Joao Pessoa (PB), utilizando-se entrevistas individuais e uma pesquisa documental, abordando os registros sobre o projeto de vida nos Planos Individuais de Atendimento. Foram entrevistados dez jovens e analisados cinco PIAs. Para a analise dos dados procedeu-se a analise de conteudo e analise descritiva. Observou-se que a medida socioeducativa e significada como uma prisao e marcada pela ociosidade, contraditoriamente tambem apontaram para a medida socioeducativa como medida protetiva, oportunidade de realizar um curso profissionalizante e reinsercao escolar. Os jovens avaliam que a medida socioeducativa pouco contribui para a construcao do projeto de vida. Os cinco PIAs analisados nao traziam informacoes completas e apresentavam respostas repetidas. Percebe-se que na medida socioeducativa de internacao sobressai-se o carater sancionatorio em detrimento de uma acao pedagogica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Interno - 1497729 - ANA ALAYDE WERBA SALDANHA PICHELLI
Externo à Instituição - HERCULANO RICARDO CAMPOS