PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JAQUELINE GOMES CAVALCANTI

DISCENTE: JAQUELINE GOMES CAVALCANTI
DATA: 06/03/2017
LOCAL: Sala 508 do PPgPS
TÍTULO: BULLYING E SUAS IMPLICAÇÕES NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO PSICOSSOCIOLÓGICO
PALAVRAS-CHAVES: bullying, representações sociais, adolescentes, escala.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: Esta dissertacao objetivou apreender as representacoes sociais (RS) dos adolescentes acerca do bullying no contexto escolar e construir uma escala de percepcao acerca do bullying. Para atingi-lo fez-se necessario desenvolver tres estudos empiricos. O primeiro teve como objetivo apreender as RS do adolescentes acerca do bullying no contexto de adolescentes escolares. Participaram desse estudo 31 adolescentes com idades de 12 a 18 anos, sendo a maioria do sexo feminino (73,3%) e do ensino medio (63,3%), os quais responderam a uma entrevista em profundidade e um questionario sociodemografico. Os dados foram submetidos a estatisticas descritivas com o auxilio do IBM-SPSS (versao 21), e analise lexicografica pelo software Iramutec. Os dados resultantes da entrevista apos o processamento pelo iramutec revelaram a emergencia de seis classes distintas. O saber compartilhado pelos escolares ancorou o bullying como uma forma de expressao do preconceito e de intolerancia as diferencas, sendo por vezes reconhecida como sinonimo de brincadeira, realidade que pode mascarar a enredamento do problema. Alem disso, os adolescentes conceituaram o bullying, suas modalidades e consequencias, as quais, por seu tempo, demandam suporte aos escolares (envolvidos ou nao), apoiando-os e/ou empoderando-os ao enfrentamento do problema por meio de denuncias. A partir dessas entrevistas prosseguiu-se com o segundo estudo que teve como objetivo elaborar uma escala de percepcao do bullying escolar, bem como, testar seus parametros psicometricos: validade e precisao. Para alcancar esses objetivos, contou-se com a participacao de 447 estudantes, os quais responderam a escala de percepcao do bullying escolar e um questionario sociodemografico. Os dados, analisados pelo software IBM-SPSS (versao 21) e pelo software R, apresentaram parametros psicometricos satisfatorios quando considerada uma estrutura bidimensional. Finalmente realizou-se o terceiro estudo dessa dissertacao cujo objetivo foi conhecer a relacao entre vitimizacao, percepcao acerca do bullying escolar; e a sintomatologia depressiva. Para isso, contou-se com uma amostra de 243 adolescentes. Esses responderam aos seguintes instrumentos: Escala de Percepcao de Bullying escolar; Escala California de Vitimizacao e o CDI. Os resultados apontaram para uma relacao da vitimizacao com a percepcao do enfrentamento frente ao bullying e com a sintomatologia depressiva. Alem disso, observou-se efeitos da vitimizacao na percepcao do enfrentamento frente ao bullying e na sintomatologia depressiva. Diante do exposto, conclui-se que conhecer a forma como os adolescentes percebem o bullying pode colaborar na elaboracao de instrumentos de avaliacao, estrategias de intervencao e/ou prevencao desse fenomeno.
Presidente - 332067 - MARIA DA PENHA DE LIMA COUTINHO
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL