PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABEL CRISTINA VASCONCELOS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABEL CRISTINA VASCONCELOS DE OLIVEIRA
DATA: 03/04/2017
LOCAL: Sala 402
TÍTULO: Personalidade Virtuosa: evidências psicométricas e correlatos valorativos e pró-sociais
PALAVRAS-CHAVES: personalidade, perdão, gratidão, altruísmo, Psicologia Positiva
RESUMO: A presente tese objetivou elaborar e testar uma medida para avaliar os traços virtuosos da personalidade (bright side of personality), relacionando-os aos comportamentos pró-sociais (Caprara, Alessandri, & Eisenberg, 2012), valores humanos (Gouveia, 2013) e empatia (Rameson, Morelli, & Lieberman, 2012). Neste sentido, foram realizados três estudos empíricos. O Estudo 1 apresentou a elaboração do Inventário de Personalidade Virtuosa (IPV), que reuniu os traços de perdão, gratidão e altruísmo (Snyder & Lopes, 2009), operacionalizados em 36 itens e submetidos à apreciação de dez juízes para validade de conteúdo. Três itens apresentaram escores insatisfatórios para estimação da relevância e adequação (CVC < 0,70), tendo sido excluídos de análises posteriores. Os restantes 33 itens foram respondidos por 467 estudantes universitários, sendo realizada uma análise fatorial (PAF) que resultou em seis fatores que explicaram 55,6% da variância total, como seguem: remissão (α = 0,83) e incriminação (α = 0,73), que representam a dimensão perdão, reconhecimento (α = 0,76) e inexpressividade (α = 0,68), relacionados com a gratidão, e beneficência (α = 0,78) e egotismo (α = 0,79), que cobrem a dimensão altruísmo. Estas dimensões foram correlacionadas com uma medida de amabilidade, sendo observadas correlações de fracas (r = -0,20; egotismo) a moderadas (r = 0,58; remissão). Portanto, conclui-se que o IPV apresentou evidências de validade (fatorial e convergente) e consistência interna. O Estudo 2 objetivou replicar a estrutura fatorial previamente encontrada. Participaram 267 estudantes universitários que responderam o IPV, observando-se a mesma estrutura hexafatorial, que explicou 69% da variância total e α superior a 0,70. Na sequência, novos participantes (N = 300) responderam a medidas de personalidade virtuosa, big five (BFI) e comportamentos pró-sociais (SDQ). Os resultados indicaram um ajuste satisfatório do modelo hierárquico de personalidade virtuosa, prevendo três fatores de primeira ordem correlacionados entre si, e seis fatores de segunda ordem (χ²/g.l. = 1,89, GFI = 0,92, CFI = 0,94, TLI = 0,93 e RMSEA = 0,05). Foram testados, alternativamente, os modelos unidimensional e bifactor; no entanto, o modelo hierárquico se mostrou mais parcimonioso para avaliação da tríade virtuosa. Quanto à correlação com variáveis externas (validade convergente), perdão, gratidão e altruísmo apresentaram correlações positivas e moderadas com a amabilidade (r = 0,43 a 0,63) e os comportamentos pró-sociais (r = 0,34 a 0,49). O Estudo 3 objetivou conhecer o poder preditivo da personalidade virtuosa, dos valores humanos e da empatia em relação aos comportamentos pró-sociais. Participaram 750 pessoas que responderam as medidas de personalidade virtuosa, comportamentos pró-sociais, valores humanos e empatia. Os resultados sugeriram que 31,0%, 22,0% e 41,0% dos comportamentos pró-sociais foram explicados, respectivamente, por traços virtuosos (perdão, gratidão e altruísmo), valores humanos (interativa, normativa e suprapessoal) e empatia (tomada de perspectiva e preocupação empática). Testou-se, por conseguinte, os efeitos dos traços virtuosos nos comportamentos pró-sociais, mediados por valores humanos e empatia. Observaram-se efeitos indiretos dos três traços em comportamentos pró-sociais: perdão (λ = 0,12; IC90% = 0,09-0,16, p < 0,01), gratidão (λ = 0,15; IC90% = 0,12-0,19, p < 0,01) e altruísmo (λ = 0,10; IC90% = 0,07-0,14, p < 0,01). Portanto, conclui-se que a mediação ocorreu parcialmente e que a personalidade virtuosa, os valores humanos e a empatia predisseram os comportamentos pró-sociais, sendo estes dois últimos mediadores parciais da relação ‘personalidade virtuosa’ e ‘pró-sociabilidade’.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Externo ao Programa - 1973400 - VIVIANY SILVA ARAUJO PESSOA