PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LIVIA BRAGA DE SA COSTA

DISCENTE: LIVIA BRAGA DE SA COSTA
DATA: 05/05/2017
LOCAL: Sala 402
TÍTULO: DEFESA DO DOMÍNIO PESSOAL E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS FAMILIARES HIPOTÉTICOS POR ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Domínio Pessoal; Resolução de Conflitos Hipotéticos; Adolescentes.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo principal verificar como filhos adolescentes defendem o seu Domínio Pessoal (DP) quando este é confrontado com o uso da autoridade parental a partir de diferentes situações hipotéticas. O enfoque adotado foi o de Larry Nucci sobre o Domínio Pessoal. Segundo esse autor, o Domínio Pessoal corresponde a um domínio das cognições sociais que engloba comportamentos referentes ao próprio indivíduo, a regras estritamente pessoais e que se encontra fora da área de regulação social justificável. Para alcançar o objetivo proposto, 36 adolescentes, estudantes de escola da rede privada, divididos igualmente conforme o sexo, foram entrevistados. Na entrevista, foram apresentados aos participantes um instrumento com quatro dilemas relativos ao Início da Vida Sexual, à Escolha da Carreira, à Privacidade e à Saída Noturna. Para a análise dos resultados, foram realizados testes não-paramétricos e uma análise de conteúdo semântico. Dentre os resultados, verificou-se a existência de quatro categorias de Domínio Pessoal. Para cada categoria encontrada, foi atribuído um nível de defesa: Ausência de Defesa do DP, nível 0, em que os adolescentes não defendem o seu DP por se consideraram incapazes de gerirem sua própria vida; Defesa Inconsistente do DP, nível 1, que é hierarquicamente superior ao nível 0, porém, revela um baixo nível de defesa do DP, pois reflete um conflito entre seu direito e o de seus pais; Defesa do DP com Prudência, nível 2, que indica um nível mais elevado do que o nível anterior porque inclui respostas que envolvem a compreensão do adolescente sobre a preocupação dos pais em protegê-los; e Defesa Total do DP, nível 3, que foi considerado o mais elevado, pois as respostas incluídas nele revelam que os filhos reconhecem sua zona de privacidade e a defendem em detrimento das expectativas de seus pais. Os resultados de testes não-paramétricos indicaram que o nível prevalente de respostas no dilema do Início da Vida Sexual, da Escolha da Carreira e da Privacidade foi o nível 3. A única exceção foi em relação ao dilema da Saída Noturna, onde se verificou que a maior frequência de respostas foi para o nível 2. Acredita-se que essa exceção está relacionada à especificidade do conteúdo desse dilema, uma vez que a saída noturna pode representar uma ameaça à segurança do adolescente. Em relação à resolução de conflitos, verificou-se que: o Diálogo/Explicação obteve a maior frequência de respostas em relação a todos os dilemas, o que pode significar que os adolescentes encontraram uma forma democrática de resolverem conflitos; a Submissão e a Assunção de culpa associaram-se significativamente com os níveis 0 e 1 de defesa do DP, o que sugere que esses aspectos psicológicos impedem uma defesa eficiente do DP; A Negociação, por sua vez, associou-se ao nível 1 de defesa do DP, indicando que essa forma de resolução, embora favoreça um ambiente familiar mais harmonioso, pode não ser uma estratégia tão eficiente para a defesa da autonomia do adolescente.
Presidente - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO
Interno - 1520147 - JULIO RIQUE NETO