PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN GUEDES OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAREN GUEDES OLIVEIRA
DATA: 15/05/2017
LOCAL: Sala 402
TÍTULO: Atitudes frente à criança com deficiência: o papel dos valores humanos, dos traços de personalidade e dos estilos parentais
PALAVRAS-CHAVES: atitudes, criança com deficiência, valores humanos, estilos parentais, traços de personalidade.
RESUMO: A presente tese objetivou conhecer em que medida os traços de personalidade, os estilos parentais e os valores humanos predizem as atitudes de crianças frente aos seus pares com deficiência. A fim de alcançar o objetivo proposto, foram realizados quatro estudos. O Estudo 1 objetivou conhecer as evidências de validade da Chedoke-McMaster Attitudes towards Children with Handicaps Scale – CATCH (Escala de Atitudes frente a Criança com Deficiência - EAFCD) para o contexto brasileiro. Participaram 304 crianças de 7 a 12 anos (M= 9,75, DP= 1,63), a maioria do sexo feminino (57,9%), estudantes do segundo ao sétimo ano do Ensino Fundamental de escolas da rede privada, situadas em uma capital nordestina. Todas as crianças responderam à EAFCD, em sua versão original com 36 itens e aos dados demográficos. Foi encontrada uma estrutura trifatorial, com sete itens cada, com os alfas de Cronbach variando entre 0,60 e 0,81. O Estudo 2 objetivou replicar a estrutura fatorial descrita no estudo anterior, a fim de conhecer as evidências de validade fatorial e consistência interna da EAFCD no contexto do interior do estado. Especificamente, objetivou-se avaliar a congruência entre a estrutura fatorial resultante da amostra proveniente da capital e do interior. Para tanto, participaram 196 crianças com a mesma escolaridade e faixa etária do estudo supracitado, sendo crianças residentes em cidade do interior do estado, com idade média de 10,7 anos (DP= 0,88), 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino. Os participantes responderam à EAFCD, com 21 itens, obtida por meio do estudo 1, Os resultados indicaram que por meio dos critérios de Catell e Horn, a medida apresentou uma estrutura tridimensional, com componentes relacionados à integração social (α =0,85), isolamento social (α =0,65) e alta valoração (α =0,54), sugerindo uma estrutura da EAFCD reduzida em 18 itens, bem como apresentou ótimos índices de congruência fatorial (variando de 0,93 a 0,99). Os achados sugeriram evidências de validade e propriedades psicométricas adequadas do instrumento para seu uso no contexto brasileiro. Desse modo, o Estudo 3 foi realizado objetivando a análise confirmatória da EAFCD. A amostra foi composta por 200 crianças com idade média de 9,89 anos (DP= 1,30), a maioria do sexo feminino (59,5%), estudantes do 2º ao 7º ano do Ensino Fundamental. Quanto à adequação da dimensionalidade do instrumento, corroborou-se sua estrutura trifatorial com indicadores satisfatórios de ajuste: χ2/gl = 1,37, GFI = 0,99, AGFI = 0,99, RMSEA = 0,01 (IC90% = 0,015-0,0,62). Ressalta-se que todos os pesos fatoriais (lambdas) foram estatisticamente diferentes de zero (λ ≠ 0; z > 1,96, p < 0,05). Por último, o Estudo 4 buscou a elaboração de um modelo teórico explicativo das atitudes investigadas nos estudos supracitados. Participaram 314 crianças, com idade média de 9,96 anos (DP= 1,52), a maioria do sexo feminino (54,1%). Conclui-se que as atitudes frente à criança com deficiência podem ser explicadas pelos traços de personalidade, estilos parentais e valores humanos.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Externo ao Programa - 1973400 - VIVIANY SILVA ARAUJO PESSOA