PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOSÉ ANDRADE COSTA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ANDRADE COSTA FILHO
DATA: 23/08/2017
LOCAL: Auditorio 411
TÍTULO: SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA PARAPLEGIA: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Sexualidade, Paraplegia, Representações Sociais
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais
RESUMO: Partindo da premissa que sexualidade sempre adquiriu conotacoes diversas, em conformidade com os significados e os sentidos que lhe foram e sao atribuidos pela cultura, o termo sexualidade ora se relaciona a atividade sexual (biologico) ora ao papel de genero, influenciando o modo de ser dos individuos socialmente. Segundo a sexualidade e construida a partir do conjunto de instituicoes sociais, culturais, historicas e discursivas mediada pelo dispositivo do sabe – poder, uma vez que a relacao de poder gera normas, controle e vigilia daquilo em que determinada epoca e certo e normal. O corpo e a sexualidade ganham sentido por que existem nas sociedades e sao por elas fabricados, onde os discursos sao responsaveis por regular e normatizar os comportamentos sexuais em determinada epoca e contexto. O corpo deficiente sempre foi visto como negativo em todo transcorrer da historia, por nao corresponder as exigencias minimas para a cooperacao social e para as atividades requeridas ao trabalho, neste sentido as determinacoes historicas, economicas, sociais e culturais, se inscreve no contexto da paraplegia, pois, a mesma se caracteriza como um tipo de deficiencia que atinge a perda das funcoes motoras e sensibilidade das pernas. No que se refere a sexualidade, o desejo na pessoa paraplegica pode sofre alteracoes principalmente em decorrencia de questoes psicologicas e sociais, nao negando a existencia de problemas organicos. Este estudo tem como objetivo geral apreender as representacoes sociais das pessoas com paraplegia acerca da sexualidade. Trata-se de um estudo de campo de carater qualitativo, respaldado pela Teoria das Representacoes Sociais, realizado numa clinica publica, conveniada com o SUS na cidade de Campina Grande e tambem fez-se uso da metodologia bola de neve. A mostra foi composta de 40 participantes (Masculino = 28; Feminino = 12) entre 22 e 57 anos de ambos os sexos, diagnosticada com paraplegia. Como instrumento de coleta foram utilizados um Questionario Biopsicodemografico, analisado pelo Software SPSS 19.0 Estatistica Descritiva, uma Entrevista semi estruturada, analisada pelo software Alceste, PASW versao 18 e a Tecnica de Associacao Livre de Palavras(TALP) pelo software Trideux Mots. Os resultados apontam uma media de idade de 31,78 anos e um Desvio Padrao de 8, 636, uma predominante do sexo masculino, escolaridade de 50% que cursaram o Ensino Fundamental, estado civil solteiro (77%) sendo 80% por paraplegia adquirida, tendo como causa maior acidentes automobilisticos( moto e carro) e como nivel neurologico principal a lombar. As Representacoes Sociais acerca da sexualidade estao relacionada a notoria a re-significacao da sexualidade, diferenciando sexo e sexualidade, quando consideram sexualidade como um conceito mais amplo, que envolve relacionamento entre duas pessoas, atracao, carinho, prazer e envolvimento sexual, onde o sexo nao esta relacionado apenas ao prazer genital, tambem ligada a atracao, desejo, ao feminino e ao masculino, no sentido de encontrar o amor. Neste sentido a sexualidade refere-se a uma pessoa como um todo, seus pensamentos, sentimentos, atitudes e comportamentos com relacao a propria pessoa e aos outros., nao deixando de levar em consideracao a historicidade de cada pessoa, pois esta compreensao subjetiva da sexualidade diz respeito a vivencia emocional, nao podendo deixar de ser mediada pela sociedade , onde as pessoas com paraplegia depende do processo de socializacao, experimentacao e esclarecimento e informacoes a respeito de viverem a sua sexualidade.
Presidente - 332067 - MARIA DA PENHA DE LIMA COUTINHO
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA