PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: TACIANA DUARTE DE QUEIROZ BRITO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TACIANA DUARTE DE QUEIROZ BRITO
DATA: 28/11/2017
LOCAL: Sala de Vídeo Conferência
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DO PADRÃO DE FIXAÇÃO DO MOVIMENTO OCULAR DURANTE A DETECÇÃO DE SINAIS DA MENTIRA EM ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: detecção de mentira, rastreamento ocular, expressões faciais, microexpressões; vídeos
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Experimental
ESPECIALIDADE: Processos Perceptuais e Motores
RESUMO: A mentira e uma tematica de grande relevancia pois trata-se de um comportamento aparentemente recorrente que esta presente em grau e intensidade diferente na humanidade, com algumas excecoes dependendo do seguimento da populacao. Talvez por isto, os pesquisadores tem procurado desenvolver e aprimorar tecnicas para deteccao da mentira a partir de sinais verbais e nao verbais. O objetivo geral desta pesquisa foi utilizar o rastreamento ocular de videos com e sem conteudo de mentira, interpretados por alvos do sexo masculino e feminino, para investigar o padrao do movimento ocular na deteccao de sinais da mentira, em adultos jovens. Utilizou-se um delineamento experimental com medidas repetidas com duas condicoes: condicao controle (videos com alvos falando verdade) e condicao experimental (videos com alvos falando mentira), em ordem contrabalanceada. Os videos utilizados como estimulos continham faces de pessoas (alvos) que falavam verdade ou mentira. O rastreamento dos movimentos oculares dos participantes foi realizado com um Eye Tracker Tobii modelo TX300. Participaram do estudo 16 universitarios (oito homens e oito mulheres) do curso de psicologia, da UFPB. Inicialmente, os participantes assinaram o Termo de Consentimento (TCLE) e em seguida responderam na ordem o questionario sociodemografico, o teste de acuidade visual (optotipos E de Rasquin) e as escalas de ansiedade e depressao de Beck. A tarefa de deteccao de mentira iniciou com as instrucoes e calibracao do eye tracker. Em seguida, cada participante assistiu quatro videos monitorado com o eye tracker, com intervalos de 30 segundos entre eles, onde julgava se o video era verdadeiro ou falso em uma folha de resposta. O padrao do movimento ocular para cada video e as respostas foram agrupados em planilha de acordo com a condicao e analisados com o software SPSS versao 21. De acordo com os criterios de normalidade (teste Shapiro-Wilk) os dados foram analisados com uma ANOVA fatorial mista, para avaliar os efeitos principais e de interacao das variaveis dentre e entre participantes. Os resultados do padrao de movimento ocular demonstraram que houve diferencas significativas quanto ao numero de fixacoes entre os videos de verdade e mentira, pois verificou um efeito de interacao [F (1, 14) = 6,02, p = 0,028, e η2 = 0,30)] e um efeito principal do tipo de video [F (1, 14) = 72,78, p = 0,001, η2 = 0,84)]. Este efeito demonstrou um maior numero de fixacoes quando o video era de verdade (M = 129,53) do que quando o video era de mentira (M = 78,37). Considerando as diferencas entre as areas de interesse da face (nariz, boca e olhos) por tipo de video (verdade e mentira), a que obteve maior numero de fixacoes pelos participantes foi a area do nariz nos videos de mentira e verdade, com alvo do sexo masculino. Ja para o sexo feminino, a area de maior interesse foi o nariz com maior numero de fixacao no video de verdade e a boca em relacao a duracao da fixacao. A analise categorica dos sinais da mentira (DePaulo et al., 2003) revelou ainda que 83 % dos sinais detectados pelos participantes foram relacionados as expressoes faciais nao-verbais. Em ordem decrescente, os sinais de mentira identificados pelos participantes foram: expressoes faciais contrarias a fala como nojo, alegria, microexpressoes: mexer o canto da boca, apertar os olhos (33,5 %); sorrisos falsos e nervosismo (29 %); a direcao do olhar como olhar para os lados e desvio do olhar (19 %); seriedade (9,5 %); esforco cognitivo como respostas prolongadas, pensar muito para responder e pausas (4,5 %) e falta de entusiasmo (4,5 %). Portanto, os resultados sugerem que o padrao de rastreamento ocular na deteccao de mentiras difere significativamente de acordo com as areas de interesse da face e o tipo de video. E, que a face pode demonstrar sinais da mentira atraves das expressoes faciais dos alvos, principalmente pelos sinais nao-verbais.
Presidente - 1347318 - NATANAEL ANTONIO DOS SANTOS
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL