PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANA CRISTINA RAMOS COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CRISTINA RAMOS COSTA
DATA: 27/03/2018
HORA: 14:00
LOCAL: sala 404 B
TÍTULO: INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ EM CONTEXTO DE BRINCADEIRA: LEVANTANDO INDICADORES DO USO INTENCIONAL DE BRINQUEDO
PALAVRAS-CHAVES: Interação mãe-bebê, Comunicação intencional, Brincadeira
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESPECIALIDADE: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento
RESUMO: As investigacoes referentes ao desenvolvimento humano inicial tem buscado apreender os processos de desenvolvimento humano em sua complexidade e dinamica. Nesta pesquisa aborda-se um tipo de habilidade que compoe a cognicao social infantil e que emerge nos primeiros anos de vida das criancas designada habilidade de comunicacao intencional. Essa habilidade foi investigada em um contexto de brincadeira livre, situacao que favorece a ocorrencia de mediacoes que podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades tipicamente humanas. Partiu-se do marco teorico historico-cultural de Vigotsky (1929/1986; 1932/1996; 1984/1991) que defende o papel da interacao social e da cultura como elementos primordiais para o desenvolvimento humano, e de pesquisas contemporaneas que investigam a comunicacao intencional e do papel da brincadeira em episodios interativos adulto-bebe. Nesta direcao o objetivo principal dessa pesquisa foi conhecer e analisar as modalidades de brincadeiras e o uso intencional de brinquedos por bebes em interacao com as maes. Participaram deste o estudo seis diades mae-bebe distribuidas igualmente nas idades de nove, doze e quinze meses. As maes tinham idade media de 30 anos, e residiam em seus proprios domicilios. Como instrumentos foram utilizados um questionario sociodemografico, uma entrevista semiestruturada, camera de video, gravador de audio, lapis e papel. A analise do material da entrevista com as maes indicou de modo geral que, as maes percebem seus filhos com um bom desenvolvimento, e os definem como espertos e inteligentes. Referente as concepcoes das maes sobre as brincadeiras dos seus bebes, as maes relataram que em diferentes etapas do desenvolvimento seus filhos se engajavam em diferentes tipos de brincadeiras. Por exemplo, aos 9 meses as brincadeiras sao mais exploratorias e aos 15 meses as brincadeiras envolvem a interacao com o outro e manuseio de brinquedos em suas formas convencionais. No que diz respeito a analise das interacoes videogravadas, observou-se que todos os episodios interativos apresentaram engajamentos diadicos e triadicos e especificamente aos 15 meses houve um episodio de engajamento colaborativo. A analise dos episodios de brincadeira permitiu identificar mais brincadeiras exploratorias aos 9 meses destacando os atos intencionais dos bebes de olhar para a mae, acompanhar os movimentos que a mae realiza com o objeto e dancar; aos 12 meses houve a predominancia de episodios convencionais com a ocorrencia de gestos intencionais de pegar o brinquedo da mao da mae, vocalizacao e comportamento que indicavam que os bebes utilizavam brinquedos para um determinado fim. Por fim, aos 15 meses observou-se que todos os episodios de brincadeira constituiram-se como convencionais, destacando os atos intencionais de apontar com vocalizacao e verbalizacoes durante o manejo dos brinquedos. Os resultados do presente estudo ressaltam o papel mediador que exercem os adultos no desenvolvimento de habilidades sociocognitivas e linguisticas, especialmente em episodios de brincadeira conjunta, atividade que caracteriza a infancia e pode colaborar para o desenvolvimento global infantil. Assinala-se ainda a contribuicao dessa pesquisa no sentido de produzir reflexoes e dados empiricos que possam subsidiar programas preventivos de intervencao elaborados por psicologos e demais profissionais que atuam em contextos de educacao e de saude visando a promocao de desenvolvimento humano e a identificacao precoce de prejuizos na comunicacao e linguagem, desde os anos iniciais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Externo à Instituição - LUCIVANDA CAVALCANTE BORGES DE SOUSA