PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: THAÍS DE SOUSA BEZERRA DE MENEZES

DISCENTE: THAÍS DE SOUSA BEZERRA DE MENEZES
DATA: 26/03/2018
LOCAL: SALA MULTIMÍDIA C
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS FRENTE À OBESIDADE: UMA ANÁLISE COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Representação Social, Obesidade, Universitários, Estudantes do Ensino
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: A obesidade e a doenca nao transmissivel com maior incidencia em todo o mundo, mas frequentemente investigada atraves de aspectos individuais. A teoria da Representacao Social pode contribuir para a compreensao do fenomeno porque explica aspectos relevantes da realidade, orienta as praticas sociais e justifica acoes e tomadas de posicao. O objetivo deste estudo e analisar e comparar as Representacoes Sociais elaboradas por estudantes do ensino medio e universitarios frente a obesidade. Trata-se de um estudo exploratorio, descritivo e analitico de carater transversal e qualitativo. A pesquisa foi desenvolvida em escolas publicas, privadas e universidade de Joao Pessoa, Paraiba. Participaram do estudo no total 200 estudantes do ensino medio e 300 universitarios. A dissertacao foi dividida em tres artigos, o primeiro artigo e teorico e denominado Obesidade e Representacoes Sociais. Este artigo traz uma contextualizacao historica sobre obesidade tendo a Teoria das Representacoes Sociais como aporte teorico para o estudo deste fenomeno focando-se nas mudancas que esta representacao tem passado e em suas consequencias para as pessoas obesas. O segundo artigo e um estudo empirico e intitula-se A estrutura da Representacao Social da obesidade: uma analise com estudantes do ensino medio e universitarios. O instrumento utilizado foi a Associacao Livre de Palavras com o estimulo Obesidade analisado atraves de Analise Prototipica e Analise de Similitude no Software IRAMUTEQ. Na Analise prototipica, a frequencia media das evocacoes dos universitarios foi 16,85 e 18,52 nos estudantes do ensino medio. A frequencia minima para inclusao no quadro foi 5 nas duas amostras (2,5% de cada amostra). A Ordem Media de Evocacao foi de 2,81 nos universitarios e 2,69 nos estudantes. O ponto de corte da Ordem Media de Evocacao foi de 3 para as duas amostras. Essa analise revelou que o nucleo da representacao da obesidade para os universitarios e Doenca, Gordura, Gordo, Comida, Saude e Peso e para os estudantes Comida, Gordura e Gordo. A principal diferenca entre os nucleos dessas duas representacoes e que para os universitarios a obesidade e ancorada sobretudo na doenca, enquanto para os estudantes do ensino medio esta objetivada na comida. Na analise de Similitude, a frequencia minima para inclusao no quadro foi 12 (6% de cada amostra). Nessa analise, o termo que medeia as duas representacoes e Gordura, o que indica que este provavelmente e um ponto de consenso nas representacoes dos dois grupos. Esta analise revelou uma complexidade maior da representacao dos universitarios tanto em relacao a quantidade de elementos coocorrentes quanto a multifatorialidade causal da obesidade, provavelmente, devido ao maior acesso a informacao. Apesar disso, indicios de preconceito surgem nas duas analises e nos dois grupos principalmente atraves dos estereotipos negativos Feio e Preguica/Preguicoso e Baleia. O terceiro artigo denomina-se Obesidade e suas representacoes: um estudo com universitarios. Este estudo, tambem empirico, focou-se nos universitarios com a ampliacao da amostra em 100 participantes. Esta opcao aconteceu tanto devido a semelhanca nas representacoes de estudantes do ensino medio e universitarios reveladas no ultimo estudo quanto devido a maior capacidade de elaboracao para questoes abertas por parte dos universitarios. Assim, participaram do estudo 300 universitarios. Foi utilizado um Questionario Aberto sobre a obesidade analisadas atraves de Analise de Conteudo Tematico-Categorial de Bardin. Os resultados apontam para tres tipos de representacao social da obesidade: conceito, causas e consequencias, que estavam majoritariamente ligados aos fatores organicos e individuais da obesidade. Os dois artigos empiricos trazem que existe nos dois grupos de estudantes uma ancoragem unifatorial da obesidade essencialmente biologica, individual e ligada a fatores “controlaveis” como a ma-alimentacao e o sedentarismo, o que pode contribuir para a culpabilizacao do obeso por sua condicao e aumentar a chance de preconceito. Tambem foram encontrados indicios de preconceito nos dois grupos e nos dois estudos atraves dos estereotipos negativos. O presente estudo pode contribuir para a criacao de politicas publicas que preconizem intervencoes que enfatizem o carater multifatorial da obesidade tanto na educacao formal (escola e universidade) quanto na midia. Devido ao carater fluido das Representacoes Sociais, e possivel que essas intervencoes que possam modificar a representacao atual da obesidade e diminuir o preconceito em relacao a pessoas obesas.
Presidente - 1285229 - SILVANA CARNEIRO MACIEL
Interno - 332067 - MARIA DA PENHA DE LIMA COUTINHO