PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: MIRLA MIRELY DANTAS FERREIRA

DISCENTE: MIRLA MIRELY DANTAS FERREIRA
DATA: 28/03/2022
LOCAL: Videoconferência: meet.google.com/oph-fzxw-ozv
TÍTULO: PLANEJAMENTO, SÍNTESE E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL LEISHMANICIDA DE NOVOS 2-AMINOTIOFENO-3-CARBOXAMIDAS OBTIDAS POR MODIFICAÇÃO MOLECULAR
PALAVRAS-CHAVES: Leishmaniose; 2-aminotiofeno-3-carboxamida; bioisosterismo; Reação de Gewald, Leishmania (spp.)
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: As leishmanioses pertencem ao grupo das doenças tropicais negligenciadas, sendo consideradas um problema de saúde pública, sobretudo em países emergentes e em populações de baixa renda. A falta de priorização, associado aos baixos investimentos de pesquisa por parte das empresas farmacêuticas, resultou na existência de poucas opções de tratamento, as quais tem se tornado obsoletas, com elevados efeitos adversos, e até certo ponto pouco efetivas. Por esseas razões, a pesquisa por novos fármacos eficazes e menos tóxicos é essencial, e pode ser iniciada através do uso de ferramentas da Química Medicinal, planejando, sintetizando e testando novos compostos bioativos. Os derivados 2-amino-tiofenos são uma classe versátil de heterociclos que tem apresentado destaque devido aos seus potenciais leishmanicidas. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi sintetizar novos derivados 2-aminotiofeno-3- carboxamidas candidatos a fármacos leishmanicidas, através da realização da modificação molecular de protótipos 2-aminotiofenos-3-carbonitrila substituídos, a fim de verificar a importância do padrão de substituição da posição C-3 do anel tiofênico. Dessa forma, foram sintetizados 15 novos compostos, em rendimentos de 20 a 98%, utilizando a Reação de Gewald como etapa chave para obtenção dos 2-aminotiofeno-3- carboxamidas. Os compostos tiveram suas estruturas confirmadas por RMN1H e 13C, suas atividades leishmanicida avaliada frente às formas promastigotas de Leishmania amazonensis, L. braziliensis, L. infantum e L. major, e suas toxicidades avaliadas frente à macrófagos RAW 264.7. Todos compostos foram capazes de inibir o crescimento de pelo menos 1 espécie de Leishmania em concentrações inferiores a 10 μM. O composto 6BOC2 foi o que apresentou maior atividade inibitória com valores de IC50 inferior a 8μM para todas as espécies testadas, e índice de seletividade (IS) superior a 37,6. A comparação dos valores de inibição e IS dos derivados 3-carboxamidas em relação aos derivados 3-carbonitrila permite afirmar que a presença do radical 3-carbonitrila não é essencial para atividade leishmanicida. Apesar da substituição pelo grupo 3- carboxamida não ter resultado em compostos com atividade superior aos derivados 3- carbonitrila, a obtenção de novos compostos com esse padrão de substituição deve ser levado em consideração no planejamento de novos candidatos a fármacos leishmanicidas para essa classe de compostos.
Presidente - 032.255.374-11 - FRANCISCO JAIME BEZERRA MENDONÇA JÚNIOR - UEPB
Externo à Instituição - RODRIGO SANTOS AQUINO DE ARAUJO