PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: GEOVANA QUIXABEIRA LEITE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEOVANA QUIXABEIRA LEITE
DATA: 09/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Link da vídeoconferência: https://meet.google.com/emn-hxhw-pbh
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E CARACTERIZAÇÃO DA DROGA VEGETAL E DOS EXTRATOS VEGETAIS OBTIDOS DE Ziziphus joazeiro (Juazeiro)
PALAVRAS-CHAVES: Caatinga · Plantas Medicinais · Matabólitos Secundário · Validação Analítica · Método Colorimétrico · Formulação
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: O Ziziphus joazeiro são árvores típicas do Nordeste brasileiro, com ampla distribuição no bioma Caatinga, popularmente conhecida como juazeiro. Em virtude do alto teor de saponinas presentes, o juazeiro é uma espécie de grande interesse para uso medicinal e para as indústrias produtoras de cosméticos, porém vem sofrendo intenso extrativismo vegetal. O objetivo deste estudo foi padronizar os extratos hidroalcóolicos e secos por nebulização dos indivíduos jovens, coletados em diferentes períodos de cultivo, e do indivíduo adulto, bem como aplicar no fitocosmético gel dentifrício, buscando obter uma fonte alternativa de matéria- prima vegetal de interesse para a indústria farmacêutica e cosmética preservando a espécie. Os extratos hidroalcóolicos dos indivíduos jovens e adulto foram obtidos por maceração em escala piloto, posteriormente, secos por aspersão utilizando o spray dried apresentando rendimento acima de 85%. Os métodos analíticos para quantificação de saponinas- taninos e saponinas foram validados utilizando a técnica espectrofotometria UV-Vis no comprimento de onda de 460nm. Os parâmetros avaliados seguiram a legislação vigente brasileira demonstrando a boa sensibilidade, precisão e robustez do método analítico, confirmando a adequabilidade para análises de rotina. Os dados mostram que o conteúdo do marcador majoritário presente no indivíduo jovem cresce em função do tempo, sendo a concentração de saponinas nos extratos do juazeirodo indivíduo jovem, após dezoito meses de cultivo, maior que o do indivíduo adulto. Com base nisso, foi desenvolvida uma formulação de gel dentifrício a base de juazeiro 2,5% utilizando o extrato seco do indivíduo jovem. Realizou- se ensaios de controle de qualidade e estudo de estabilidade preliminar durante 90 dias do gel dentifrício,observando ausência de alterações nas propriedades organolépticas e pH. Desta forma, a droga vegetal proveniente dos indivíduos jovens do Z. joazeiro representa uma excelente alternativa como insumo ativo farmacêutico na produção de fitocosméticos, além de reduzir consideravelmente o extrativismo predatório vegetal da espécime.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALECKSANDRA VIEIRA DE LACERDA
Externo à Instituição - FERNANDO HENRIQUE ANDRADE NOGUEIRA
Externo à Instituição - JOÃO AUGUSTO OSHIRO JUNIOR
Interno - 337333 - MARIA DE FATIMA VANDERLEI DE SOUZA
Presidente - 6337230 - RUI OLIVEIRA MACEDO