PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOEL LUIS PALHANO DE LIMA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOEL LUIS PALHANO DE LIMA MELO
DATA: 29/11/2021
LOCAL: Zoom - https://us06web.zoom.us/j/81905065343?pwd=NXducnFtdTRya3JDY0pDUmxKaXlndz09
TÍTULO: EFEITOS ISOLADOS E ASSOCIADOS DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA NOS SINAIS E SINTOMAS DAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES: UMA OVERVIEW.
PALAVRAS-CHAVES: Terapia com Laser de Baixa Potência; Disfunção Temporomandibular; Revisão Sistemática.
RESUMO: A fotobiomodulação com o uso do laser de baixa potência (LBP) é um mecanismo terapêutico auxiliar, que vem sendo amplamente estudado em diversas pesquisas científicas e utilizado no contexto clínico para o tratamento de indivíduos com disfunção temporomandibular (DTM), podendo ser associado a outras abordagens não invasivas. A aplicação do LBP varia de acordo com o objetivo terapêutico e com os parâmetros dosimétricos e luminosos, que devem ser adotados de acordo com as características individuais de cada paciente, a partir da condição patológica apresentada. Nesse contexto, uma das dificuldades encontradas é a ausência de padronização dos protocolos de aplicação desta técnica e as limitações metodológicas existentes, o que tem implicado na heterogeneidade dos resultados obtidos nas pesquisas e causado restrição na confiabilidade dos achados dos estudos. Com isso, esta revisão sistemática (registro PROSPERO; Ref. CRD 42020201265) buscou analisar os efeitos da fotobiomodulação com o uso do LBP aplicado isoladamente e associado a outras terapias não invasivas no tratamento de indivíduos com disfunção temporomandibular. As diretrizes do PRISMA e as orientações da Colaboração Cochrane foram seguidas. A construção da estratégia de busca foi realizada pelos pesquisadores e adaptada para cada base de dados, considerando seus descritores e operadores booleanos específicos, com utilização de termos selecionados mediante pesquisa prévia realizada nos algoritmos MESH e EMTREE Terms. A busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Lilacs (via Biblioteca Virtual em Saúde), Web of Science, Cochrane Library, Embase, Scopus, com pesquisa adicional à literatura cinzenta no Google Scholar. Foram elegíveis revisões sistemáticas de intervenção, sem restrição de período de tempo ou idioma, que envolvessem grupos com aplicação do laser de baixa potência isoladamente ou em combinação com outras modalidades terapêuticas não invasivas, no tratamento da DTM, e que avaliassem os sinais ou sintomas antes e após a intervenção. Os estudos duplicados foram removidos através do software online End Note Web. A seleção dos estudos foi dividida em duas etapas: leitura do título e resumo, seguida pela leitura do texto completo, realizada de forma independente por dois revisores e em caso de discordância, um terceiro avaliador realizava o julgamento. Na etapa de extração de dados, as informações relevantes foram coletadas de forma independente pelos dois revisores, por meio de um instrumento específico. A análise do risco de viés também foi realizada de forma independente, utilizando-se a ferramenta MeaSurement Tool to Assess Systematic Reviews 2 (AMSTAR-2). Assim, o presente estudo propõe uma análise crítica acerca das evidências disponíveis na área, consolidando os achados das diversas revisões sistemáticas já realizadas sobre o tema, buscando contribuir com uma síntese confiável que facilite a escolha das melhores abordagens não invasivas para o tratamento das DTMs.
Presidente - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
Interno - 1079879 - PRISCILA OLIVEIRA COSTA SILVA