PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTÔNIO VÍTOR DA SILVA ROSENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTÔNIO VÍTOR DA SILVA ROSENO
DATA: 28/09/2022
LOCAL: link da videoconferência: https://meet.google.com/qnj-dqci-gt
TÍTULO: Análise da relação entre as dificuldades de aprendizagem, componentes da leitura e escrita e nomeação automática em escolares
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem; Leitura; Escrita; Avaliação; Fonoaudiologia; Desempenho Psicomotor
RESUMO: O processo de aprendizagem da leitura e da escrita demanda a harmonia de aspectos atencionais, perceptuais, linguísticos, mnemônicos, motores e executivos para seu efetivo êxito. Mas, nem sempre esse processo ocorre da maneira esperada e a criança acaba enfrentando dificuldades, sejam elas de caráter transitório ou persistente. Objetivo: Analisar a relação entre dificuldades de aprendizagem, componentes da leitura e escrita e nomeação automática de escolares. Método: Tratase de um estudo campo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. A população do estudo será composta por uma amostra não probabilística de 60 crianças, de ambos os sexos, divididas em dois grupos: Grupo Experimental (30 crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem) e Grupo Controle (30 crianças sem queixa de dificuldades de aprendizagem). Para realização da pesquisa será utilizado um questionário de anamnese elaborado pelos pesquisadores, um questionário socioeconômico da ABEPI, o TDE-II para coletar os dados de leitura e escrita e o TENA para avaliar a nomeação automática rápida. Os dados serão analisados estatisticamente, de forma descritiva e inferencial, por meio do teste Qui-Quadrado e t-Student, com significância de 5%. Resultados esperados: Espera-se que o estudo revele se as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita tem relação com a nomeação automática rápida.
Interno - 1779984 - ANGELA CRISTINA DORNELAS DA SILVA
Externo ao Programa - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO