PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de DEFESA: REBECA VILA NOVA DE ARAÚJO TORRES

DISCENTE: REBECA VILA NOVA DE ARAÚJO TORRES
DATA: 28/02/2024
LOCAL: laboratório LIEV, Sala 810 do Bloco Arnaldo Tavares - CCS
TÍTULO: Efeitos imediatos da Fotobiomodulação em indivíduos vocalmente saudáveis após sobrecarga vocal.
PALAVRAS-CHAVES: Voz; Qualidade da voz; Terapia com Luz de Baixa Intensidade; Laser; Treinamento da voz; Fadiga.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: Introdução: A fadiga vocal representa a deterioração autorreferida ou fisiológica da função vocal após uso prolongado da voz. Ainda não há consenso quanto aos métodos ideais para mensuração da fadiga vocal em indivíduos saudáveis. Selecionar mecanismos de intervenção para auxiliar no gerenciamento da fadiga vocal também tem sido uma missão desafiadora. A Fotobiomodulação (FBM) é uma tecnologia com características terapêuticas que visa impulsionar a capacidade das funções celulares, e tem demonstrado efeitos benéficos na performance muscular e na redução dos sinais de fadiga. Objetivos: (1) Mapear na literatura científica as tarefas fonatórias e as medidas de resultado utilizadas para avaliação da fadiga vocal em indivíduos vocalmente saudáveis. (2) Analisar os efeitos imediatos da fotobiomodulação na redução das manifestações da fadiga vocal em indivíduos vocalmente saudáveis submetidos a uma atividade de sobrecarga vocal. Método: Uma Revisão de Escopo (RE) foi realizada a partir de uma estratégia de busca que seguiu o seguinte PCC: População= Indivíduos adultos vocalmente saudáveis; Conceito= tarefas fonatórias e medidas de avaliação vocal; Contexto= fadiga vocal. Também foi realizado um ensaio clínico randomizado (ECR), prospectivo e triplocego. Indivíduos vocalmente saudáveis foram randomizados em: “Grupo LASER”, que recebeu aplicação da FBM seguida da técnica de firmeza glótica, antecedendo uma atividade de sobrecarga vocal; e “Grupo PLACEBO”, que recebeu o mesmo protocolo, diferenciando-se apenas na aplicação da FBM placebo. Medidas acústicas, perceptivo-auditivas e autorreferidas foram coletas antes e depois de toda a intervenção. Resultados: Na RE, a vogal /a/ sustentada e a leitura de textos e frases, em intensidade e frequência habitual, foram as tarefas mais utilizadas. Análise acústica e autoavaliação foram os métodos de avaliação da fadiga mais utilizados, destacando-se as medidas acústicas frequência fundamental (média, desvio-padrão e variância), nível de pressão sonora-NPS, jitter, shimmer e CPP, e os instrumentos Escala de Esforço Fonatório Percebido (EFP), Escala Analógica Visual (EAV) e Escala Borg CR-10. No ECR observaram-se discretas diferenças intra e entre os grupos LASER e PLACEBO. A comparação entre os grupos no momento pós-intervenção apontou maiores valores nas medidas acústicas Hfno e HI-H2 da vogal /a/ habitual no grupo LASER e em todas as variações do GNE para a tarefa de contagem no grupo PLACEBO. A comparação dos momentos pré e pós intra-grupos apontou piora na autoavaliação para ambos e elevação dos valores de H1-H2 para o grupo LASER. Conclusão: A análise acústica e a autoavaliação vocal devem ser os métodos preferíveis para avaliação da fadiga vocal imediata. A amostra vocal mais utilizada para essa mensuração foi a vogal /a/ sustentada em intensidade e frequência habitual. Os efeitos da FBM para minimizar a fadiga vocal nesse estudo foram discretos, com respostas consistentes apenas em relação à elevação da medida acústica H1-H2 no grupo LASER e à diferenciação das medidas Hfno, H1-H2 e GNE entre os grupos LASER e PLACEBO no momento pós-intervenção. Os achados sugerem possível redução do contato entre as pregas vocais e menor hiperfunção vocal no grupo que recebeu a FBM.
Interno - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
Externo à Instituição - PATRICIA MARIA MENDES BALATA