PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Banca de DEFESA: PÂMELA PONTES DOS SANTOS

DISCENTE: PÂMELA PONTES DOS SANTOS
DATA: 26/02/2024
LOCAL: Laboratório do NELF, Sala 809 do Bloco Arnaldo Tavares - CCS
TÍTULO: INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM LINGUAGEM ORAL E METALINGUAGEM PARA ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS COM TRISSOMIA DO 21.
PALAVRAS-CHAVES: Síndrome de Down; Terapia da linguagem; Fonoaudiologia; Estudos de intervenção.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: Introdução: A trissomia do 21 (T21) ou comumente conhecida como Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética no 21o par de cromossomos, sendo identificada como uma cópia extra ou excesso de material genético em decorrência de uma falha na divisão celular do óvulo fecundado, apresentando déficits cognitivos e físicos, podendo variar consideravelmente entre os indivíduos. Objetivo: No primeiro estudo, elaborar e validar o conteúdo de um plano de intervenção para adolescentes e jovens adultos com T21 focado em vocabulário, memória de trabalho e consciência sintática. O segundo estudo objetiva relatar os resultados da intervenção fonoaudiológica destinada a aprimorar o vocabulário e a memória de trabalho em adolescentes e jovens adultos com T21, como também, verificar a relação entre as habilidades de vocabulário receptivo e expressivo e memória de trabalho em adolescentes e jovens adultos com T21 após sessões de intervenção fonoaudiológica. Método: O projeto foi submetido e aceito pelo comitê de Ética e Pesquisa com Seres humanos. O primeiro artigo foi um estudo metodológico, com etapas de validação de proposta de intervenção. Foi realizada avaliação com 10 juízes. Os juízes foram selecionados através de uma amostragem não probabilística por conveniência. Para avaliação do conteúdo de forma quantitativa foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O segundo artigo tratou-se de uma série de casos exploratório- descritivo, de caráter quanti-qualitativo. A pesquisa foi desenvolvida em uma clínica-escola de fonoaudiologia e participaram da amostra 7 indivíduos, composta por 3 etapas: 1. Avaliação pré intervenção; 2. Intervenção fonoaudiológica; 3. Avaliação pós intervenção. Resultados: O primeiro artigo traz como resultados: O plano de intervenção em linguagem oral com foco em vocabulário, memória de trabalho e consciência sintática foi elaborado e o conteúdo validado para adolescentes e jovens adultos entre 13 e 25 anos e 11 meses. A proposta contemplou 15 sessões de 40 minutos, semanalmente. No segundo artigo foi possível verificar a correlação entre memória de trabalho e vocabulário receptivo. Conclusão: Foi possível apresentar o processo de desenvolvimento e validação do Plano Terapêutico em Linguagem Oral com foco em Vocabulário, Memória de Trabalho e Consciência Sintática para pessoas com T21 com a concordância dos juízes, além das relações existentes entre as habilidades mencionadas.
Interno - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
Presidente - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO