PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: EDUARDA DE LIMA AMARANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDA DE LIMA AMARANTE
DATA: 26/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório do NELF, Sala 809 do Bloco Arnaldo Tavares - CCS
TÍTULO: CONSCIÊNCIA SINTÁTICA NA TRISSOMIA DO 21 E SUAS RELAÇÕES COM A MEMÓRIA DE TRABALHO E O VOCABULÁRIO, ANTES E APÓS INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA.
PALAVRAS-CHAVES: Síndrome de Down; memória de curto prazo; vocabulário; frases; avaliação; estudos de intervenção; fonoaudiologia.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: Introdução: Nos estudos sobre a população com Trissomia do 21 são frequentemente abordadas as características das alterações da linguagem. O desenvolvimento das habilidades metalinguísticas é atrasado e permanece, habitualmente, incompleto. A capacidade linguística repercute e é influenciada pelo comprometimento cognitivo. Objetivo: diante desses aspectos, o objetivo principal desta pesquisa é relacionar desempenho de consciência sintática com memória de trabalho fonológica, vocabulário receptivo e expressivo em adolescentes e jovens adultos com Trissomia do 21, antes e após intervenção fonoaudiológica. Método: Trata-se de um estudo de intervenção “antes e após”, de natureza quali-quantitativa. Um conjunto de 7 participantes, com idades entre 13 e 23 anos, foram o objeto desse estudo, realizado em um projeto de extensão, em uma instituição de nível superior. Os procedimentos metodológicos envolvem a avaliação por meio da prova de consciência sintática, da prova de memória de trabalho fonológica – não palavras e dígitos, ABFW- teste de linguagem infantil, na área de vocabulário e teste de vocabulário por figuras USP. A coleta de dados iniciais correspondeu a 4 sessões, de 40 minutos, uma vez por semana, onde foram aplicados os protocolos de avaliação pré-intervenção. Após esses procedimentos e análises das avaliações, foram realizadas 15 sessões de intervenção, baseadas na estimulação de habilidades linguísticas e metalinguísticas para adolescentes e jovens adultos com Trissomia do 21. Após esse período foi realizada a reavaliação, em 4 sessões. Para verificar a correlação entre as variáveis em questão foi utilizado o coeficiente de Pearson. Resultados: Apresentou correlação significativa as seguintes variáveis: escore da prova de consciência sintática com escore não palavras da memória de trabalho pré e pós-intervenção; escore da prova de consciência sintática com escore de dígitos da memória de trabalho pós intervenção; escore da prova de consciência sintática com escore tvfusp pré e pós intervenção; escore da prova de consciência sintática com escore ABFW designação por vocábulo usual pós intervenção. Conclusão: O estudo confirma a presença de dificuldades e correlação nas competências examinadas em adolescentes e jovens com Trissomia do 21. A relação dessas habilidades deve ser considerada em programas de reabilitação fonoaudiológica para promoção do desenvolvimento cognitivo e da comunicação em indivíduos que revelam alguma especificidade do neurodesenvolvimento.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
Presidente - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Externo à Instituição - JULYANE FEITOZA COÊLHO