PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ÍTALO ASSIS BEZERRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÍTALO ASSIS BEZERRA DA SILVA
DATA: 28/11/2022
HORA: 18:00
LOCAL: Univerdade Federal da Paraíba
TÍTULO: Impacto do cuidado farmacêutico em unidades de terapia intensiva de ambiente materno-infantil: uma revisão sistemática de estudos primários
PALAVRAS-CHAVES: Farmácia Clínica. Serviços Clínicos Farmacêuticos. Unidades de Terapia Intensiva. Ambiente Materno-Infantil.
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: O profissional farmacêutico, a partir dos Serviços Clínicos providos por Farmacêuticos (SCF), assume papel importante no que tange a promoção e recuperação da saúde dos pacientes, por atuar na otimização da farmacoterapia e influenciar diretamente na melhoria de desfechos clínicos, humanísticos e econômicos. A farmácia clínica é considerada a área da farmácia direcionada ao uso racional de medicamentos e em ambiente hospitalar tem potencial para reduzir erros de medicação, reações adversas a medicamentos e tempo de internação. Neste sentido, o presente trabalho avaliou os desfechos de processo gerados a partir da intervenção farmacêutica em unidades de terapia intensiva de ambiente materno-infantil, por meio da realização de uma revisão sistemática, que seguiu as recomendações PRISMA e COCHRANE, respeitando todas as etapas, e sendo realizada por dois revisores independentes. Foram incluídos 08 estudos primários (02 coorte, 04 transversais e 02 ensaios comunitários), totalizando uma população de aproximadamente 1.400 pacientes. A qualidade dos estudos incluídos variou de baixo a alto risco de viés de acordo com a Newcastle-Ottawa Scale (NOS) para os estudos coorte e transversais, e de moderado a grave risco de viés, de acordo com o ROBINS-I para os estudos intervencionais não-randomizados. Os resultados demonstraram que as intervenções do profissional farmacêutico clínico reduzem PRM, EM, RAM, EAPP, MI, OT, FT, OV em pacientes críticos de UTI de ambiente materno-infantil, além de ter possível influencia na redução de custos para instituição hospitalar. Evidenciando, assim, que o profissional farmacêutico, através de suas habilidades clínicas, tem impacto positivo nos desfechos clínicos, humanísticos e econômicos dos pacientes em cuidados intensivos. Dada a escassez de estudos primários e secundários sobre a temática, sugere-se a realização de novos estudos, a fim de fomentar a literatura da saúde baseada e evidências e, assim, servir de suporte para o adequado manejo clínico de pacientes em cuidados intensivos no ambiente supracitado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1809752 - WALLERI CHRISTINI TORELLI REIS
Interno - 2578808 - JULIANA SOUSA SOARES DE ARAUJO
Interno - 1890568 - LUCIANA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3154328 - THAIS TELES DE SOUZA
Externo à Instituição - ALINE DE FATIMA BONETTI