PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: POLYANNA BARBARA DE MEDEIROS OLIVEIRA

DISCENTE: POLYANNA BARBARA DE MEDEIROS OLIVEIRA
DATA: 12/12/2018
LOCAL: PPGPNSB
TÍTULO: Tecnologias Analítica e de Produção Vegetal de Mulungu (Erythrina velutina Willd.)
PALAVRAS-CHAVES: Erythrina velutina; Térmica; Produção vegetal.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A especie Erythrina velutina WILLD., tambem conhecida na regiao semiarida do Brasil, como mulungu, e uma arvore de ampla resistencia a seca, proporcionando rusticidade e rapido crescimento, largamente utilizada na recuperacao de areas degradadas, com forte presenca na regiao. Possui caracteristicas quimicas e farmacologicas para a producao de fitoterapicos. O objetivo da pesquisa e desenvolver tecnicas termoanaliticas e tecnicas de producao vegetal da especie Erythrina velutina WILLD. como forma de maximizar o conhecimento da potencializacao farmacologica da materia-prima vegetal na regiao semiarida brasileira. Durante a pesquisa, foram escolhidas cinco matrizes de E. velutina, na regiao do Cariri Ocidental no municipio de Serra Branca, localizado na Paraiba, Brasil. Foram feitas triagens do material coletado e, em seguida, foram feitas analises morfologicas das sementes. Iniciando com a biometria, foram selecionados 100 sementes de cada matriz, onde verificou-se os parametros de comprimento, largura e massa de cada semente. Na caracterizacao biologica, foram realizadas analises de emergencia, a fim de obter melhores resultados com tratamentos pre-germinativos. Para a implementacao da producao vegetal, foi semeada 96 sementes de cada matriz em baldes, observando a emergencia das plantulas, a fim de caracteriza-las desde a emergencia, desenvolvimento e retirada, em periodos fixos de desenvolvimento. As analises fisico-quimicas foram organizadas em analises convencionais, como umidade e cinzas, e tambem em analises termoanaliticas como TG e DTA, em granulometrias diferenciadas, a fim de avaliar parametros cineticos e parametros termicos. Para os resultados biometricos das sementes obtiveram-se medias do parametros de comprimento, diametro e massa para cada matriz. Na producao vegetal, analisando os dados de emergencia das plantulas, houve significativa diferenca entre as matrizes, variando entre 70,8% e 34,4%. Sendo assim, a matriz 2 e a matriz 4 apresentaram indice de emergencia iguais, 70,8%. Tratando-se da mortalidade, as plantulas obtiveram baixos teores de mortalidade, somente na matriz 1 (34,4%) e na matriz 2 (10,4%), esses indices foram registrados. Nas medidas das plantulas em 30, 60, 90 e 120 dias, obteve-se valores medios de comprimento entre 38,09 cm e 57,8 cm e diametro do caule entre 16,13 mm e 19,39 mm. As sementes apresentaram singularidade no teor de umidade entre as matrizes da especie, apresentando perda de umidade percentuais entre 4,27% a 5,24%. Da mesma forma ocorreu para a determinacao do teor de cinzas, com valor percentual entre 26,7% ate 43,2%. As curvas TG apresentaram, na atmosfera inerte e oxidativa, cinco eventos de degradacao de massa, onde a principal etapa de degradacao foi observada no terceiro evento, apresentando respectivas temperatura e a perda de massa que variaram entre 213,26 – 378.46ºC e 34,14 – 40,17% atmosfera inerte, e 252,87 – 466,98ºC e 20,28 – 22,73% oxidativa, para todos as razoes. As curvas DTA por GT mostraram tres eventos exotermicos com media de temperatura entre 467,61°C, e a entalpia com media de 535,79 kJ/g. Ja as curvas de DTA por GP apresentaram variacoes na quantidade de picos, mostraram dois ou tres eventos com caracteristica tambem exotermica. Sendo assim, pode-se concluir que a matriz 3 apresentou maior numero de sementes germinadas, consequentemente, apresentou as maiores medidas de crescimento em 30 e 120 dias. Na retirada de algumas plantulas a maior massa fresca aconteceu para a matriz 3. Na analise Termica Diferencial (DTA) a matriz 3 apresentou maior entalpia.
Externo à Instituição - ALECKSANDRA VIEIRA DE LACERDA
Interno - 1673860 - MARCUS TULLIUS SCOTTI