PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: LAZARO GONCALVES CUINICA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAZARO GONCALVES CUINICA
DATA: 06/02/2019
LOCAL: Auditório do IPeFarM
TÍTULO: Tecnologias analíticas para caracterização química e biológica de drogas vegetais e extratos secos da Urtica dioica L. e Cnidoscolus urens L.
PALAVRAS-CHAVES: Extratos secos de Urtica dioica L. e Cnidoscolus urens L., Tecnologias analíticas, Análises química e biológica
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Os extratos da Urtica dioica L. e das especies do genero Cnidoscolus tem demostrado a capacidade de diminuir respostas inflamatorias em pesquisas in vivo e in vitro, por meio de varios mecanismos, cujas consequencias sao a reducao de citocinas pro-inflamatorias como IL-1β, IL-2, IL-6, IFNγ, TNF-α e TNF-κ e inibicao das ciclo-oxigenases (COXs). Assim, neste trabalho pesquisaram-se as tecnologias analiticas para caracterizacao quimica e biologica de drogas vegetais e extratos secos da Urtica dioica L. e Cnidoscolus urens L. Os experimentos foram desenvolvidos em quatro etapas de pesquisa. 1 – A caracterizacao termoanalitica da droga vegetal e do extrato seco da U. dioica, foi feita atraves de termogravimetria (TG), analise termica diferencial (DTA) e pirolise acoplada a cromatografia gasosa e espectrometria de massa (Pyr-GC/MS). As amostras foram submetidas a TG-dinamica nas atmosferas de nitrogenio e do ar, TG-isotermica na atmosfera do ar e DTA em nitrogenio. Os parametros cineticos foram determinados pelo modelo de Ozawa e pela equacao de Arrhenius. As moleculas termodegradaveis ​​a 250, 350 e 450 °C foram identificadas por Pyr-GC/MS. A amostra da droga vegetal com menor tamanho de particulas, teve maior perda da massa total, menos tempo para a degradacao de 5% da massa a 30 °C, apresentou entalpia e energia de ativacao baixas em relacao as outras amostras com tamanho de particulas maiores. O extrato seco por spray dryer mostrou maior estabilidade termica em comparacao com o extrato seco na estufa. Foram identificados 54 fragmentos moleculares em todas as amostras da droga vegetal e 42 em extratos secos. 2 – O extrato de C. urens foi preparado em maceracao dinamica e seco em estufa, tendo sido obtido 82,49% de rendimento do extrato seco. A validacao dos metodos analiticos para quantificacao de flavonoides e taninos totais foi feita espectrofotometricamente. Os metodos propostos mostraram-se especificos, sensiveis, precisos, exatos e robustos, sendo adequados para uso laboratorial de rotina. 3 – Tendo sido demostrado que a lise das hemacias no local de inflamacao esta envolvida em acoes anti-inflamatorias e processos imunologicos, analisou-se o efeito hemolitico do extrato de Cnidoscolus urens (ECU), diclofenaco sodico, piroxicam e meloxicam no local da inflamacao. Foi preparado 0,8% (v/v) de suspensao de hemacias humanas em solucao salina (0,9% NaCl). Testou-se 100, 250, 500, 1000 e 1500 μg/mL do ECU, e 20, 40, 60, 80 e 100 μg/mL de cada farmaco em meio com e sem solucao hiposalina. As absorbancias de hemoglobina foram lidas no espectrofotometro UV/VIS a 405 nm. No meio hiposalino, o efeito hemolitico do ECU foi significativamente maior em relacao ao efeito do diclofenaco sodico e significativamente inferior ao efeito de piroxicam e meloxicam nas concentracoes testadas. O efeito do ECU, piroxicam e meloxicam no meio hiposalino foi significativamente maior em relacao ao efeito dos mesmos no meio sem solucao hiposalina. A partir de 80 μg/mL em meio sem solucao hiposalina, o meloxicam induziu um efeito hemolitico elevado em relacao ao agente hemolisador. Os efeitos hemoliticos do diclofenaco sodico em ambos meios nao mostraram diferencas significativas entre si e em ralacao ao controle. Concluindo-se que uma das acoes do ECU, piroxicam e meloxicam no local de inflamacao e a inducao da hemolise. 4 – A validacao de metodologia de analise da quercetina no extrato seco de C. urens foi feita por cromatografia liquida de alta eficiencia (CLAE-UV/DAD). Os tempos de retencao da quercetina na amostra do padrao e do extrato foram de 10,3 e 10,7 minutos, respectivamente. A metodologia analitica foi eficiente para o fim desejado, cumprindo satisfatoriamente com os parametros exigidos pela ANVISA-Brasil. O metodo sera util para a determinacao do teor da quercetina em derivados vegetais de C. urens.
Externo à Instituição - ALECKSANDRA VIEIRA DE LACERDA
Externo ao Programa - 2526001 - FABIO SANTOS DE SOUZA